Tribos aceleram trabalhos de montagem das alegorias

Com parte principal do espetáculo da disputa entre as tribos Muirapinima e Munduruku, as alegorias são peças fundamentais nas apresentações e enriquecem os temas que as tribos desenvolvem na arena. Na área externa do Tribódromo, as equipes de ambas as tribos já intensificam os preparativos para a grande disputa, dia 27 de julho. E para falar sobre os trabalhos de preparação das alegorias, conversamos com Sandra Andrade, presidente da Tribo Muirapinima. “Estamos trabalhando com 32 pessoas, temos essa equipe que está dentro do nosso planejamento, nosso material está todo comprado, começamos a fazer a montagem dos módulos. A tribo vem com quatro momentos alegóricos, e estamos reutilizando algumas estruturas e refazendo outras. Estamos dentro prazo e vamos chegar dia 27 com nosso trabalho pronto”, destacou a presidente da tribo azul e vermelha. “O trabalho está a todo vapor, estamos na fase de término das ferragens, e partir para os acabamentos, onde as alegorias serão encapadas e pintadas. Neste ano vamos ter três momentos alegóricos, sem falar nos outros momentos que vamos utilizar alegorias, os momentos alegóricos irão superar os do ano passado, nossa equipe é composta pela equipe do artista Jurutiense Carivardo Vieira e mais 40 profissionais, vai dar tudo certo, e com a graça de Deus vamos terminar no prazo”, destacou Rilque César, integrante do Conselho de Arte da Tribo Munduruku. Os trabalhos de montagem de alegorias de ambas as tribos são executados na área livre do Tribódromo.

ESQUEMA DE SEGURANÇA PARA O FESTRIBAL É DISCUTIDO EM REUNIÃO: Segurança Pública é um dos pontos principais do Festival das Tribos Indígenas, e na manhã de quarta-feira (17), a Secretaria de Governo- Segov, em parceria com a Secretaria de Cultura Desporto e Turismo, reuniu os órgãos de segurança pública para alinhar as informações e esquematizar a segurança para os dias de Festribal.

Ariadne Lima, secretária de Cultura, afirmou que “a Secretaria de Cultura quando promove o evento ela se preocupa com a segurança de todos, e para isso reunimos com os órgãos de segurança para que seja discutida uma estratégia, onde o Projeto Cidade Tribal seja colocado em prática e executado com segurança”.

“Vamos organizar o trânsito ao redor do Tribódromo, e com o apoio da Guarda Municipal estaremos fazendo as devidas orientações e conscientizando as pessoas para que tenhamos um festival tranquilo”, destacou Geane Pantoja- Chefe da Fiscalizacão do Demutran.

Como todos os anos, a Polícia Militar se programa para garantir a proteção dos brincantes, é o que explicou Luís Wanderley- Capitão da Polícia Militar. “A PM aqui de Juruti faz um planejamento com antecedência com relação ao policiamento, e solicitamos novamente o apoio de policiais militares de Santarém, e estarão vindos para esse período 30 policias que irão somar com o efetivo local, e durante os dias e horários do evento vamos ter aproximadamente 55 policiais atuando nas imediações e no local do evento”.

José Maria Melo, Secretário de Governo, declarou que “a segurança é responsabilidade da Segov, e convocamos os representantes para debatermos as propostas para executar o esquema que compreende toda estrutura no entorno do Tribódromo e que requer cuidados para que possamos de fato fazer com que todas as instituições possam se preparar para proporcionar uma melhor segurança a todos que vierem prestigiar nosso evento”.

Participaram da reunião, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Conselho Tutelar, Defesa Civil e representantes das Secretarias de Governo e Cultura. Nos próximos dias devem chegar no município representantes do Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil.

CURSO DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS: A Prefeitura de Juruti, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã de terça-feira, 16, na Sala de Leitura da Escola Estadual Emanoel Salgado Vieira, a abertura do 1º Encontro Amazon Maker com o tema: A Educação no Mundo Digital.

O encontro tem como objetivo capacitar os coordenadores pedagógicos e professores para o uso das tecnologias educacionais em suas práticas pedagógicas, assim como apresentar os mais novos paradigmas educacionais vigentes no mudo e como os mesmos estão alinhados às diretrizes educacionais brasileiras. Como o PNE – Plano Nacional de Educação e a nova BNCC – base Nacional Comum Curricular.

“A ideia é que a gente fomente o uso dessas tecnologias nas mais diversas práticas pedagógicas, uma vez que foi detectado que o modelo clássico de ensino, como modelo vertical, não tem mais uma efetividade pedagógica. A proposta do Ministério da Educação é mudar esse paradigma, trazendo para dentro da sala de aula essas tecnologias para possamos melhorar os índices educacionais baseados no uso das tecnologias como uma ferramenta de apoio pedagógico”, disse o Professor Ricardo Batista, facilitador do Curso Amazon Maker e Coordenador Estadual do Programa Educação Conectada.

“Posso dizer que foi um acerto muito grande do gestor em trazer esse curso por meio da SEMED para os nossos docentes. Acredito que os profissionais da educação, a partir deste curso, estarão aptos principalmente para a formação inicial e continuada em se tratando de tecnologias educacionais. Portanto, agradeço a Deus pela oportunidade de estarmos formando, capacitando e organizando melhor nossa educação, e isso é prosperidade é crescimento”, disse Jonas Morais, secretário Municipal de Educação.

ACEJ PROMOVE O WORKSHOP DE LANÇAMENTO DO PROJETO 2º LIQUIDA JURUTI 2019: Na noite de quinta-feira (11), o prefeito em exercício West Lima participou, no Restaurante Fazendinha, da cerimônia do Lançamento e Apresentação do Projeto 2º Liquida Juruti 2019 – uma realização da Associação Comercial e Empresarial- ACEJ.

O projeto tem como objetivo de proporcionar ambiente favorável ao incremento de vendas, recuperação de crédito e aumento do fluxo de clientes nas lojas participantes, bem como reaquecer as vendas no comércio do município.

“Esse projeto visa fortalecer o mercado do município, e dessa forma já convidamos os outros empresários a aderirem ao projeto. E fazer esse evento virar tradição no nosso município”, afirmou Vibarto Hidaka, Presidente da ACEJ.

West Lima, prefeito em exercício, falou dessa iniciativa para a economia local: “é de grande importância porque tem alguns segmentos importantes no município que precisam alavancar, e para isso é necessário algumas atitudes, e com a liquidação irá oferecer produtos ao cliente com preços acessíveis”.

O 2º Liquida Juruti 2019 acontece de 12 a 14 de setembro; serão três dias de promoção que vai desde posto de gasolina, lojas de confecção, supermercados, e tantos outros. (Com informações da Comunicação da Prefeitura de Juruti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *