Coluna Impacto Ed. 1263

EFEITO COLUNA IMPACTO

Após sugestão desta Coluna e da TV Impacto à Câmara de Vereadores e às Secretarias Municipais competentes, para que se faça uma “Operação Parquinho Seguro” no período que se antecede as férias escolares, no sentido de dar segurança e boas condições de lazer às nossas crianças; o nobre vereador Paulo Gasolina(DEM) usou a tribuna da Casa do Povo para sugerir ao Prefeito Nélio Aguiar que se autorize vistorias no locais destinados ao entretenimento infantil e, quando comprovada precariedade, fazer a devida manutenção. Se aprovado, o projeto “Parquinho Seguro” deve ser realizado sempre às vésperas das férias escolares, colocando em ação um mutirão para manutenção e conservação destes espaços, que segundo o vereador “são muito importantes para o desenvolvimento de nossas crianças”. Temos certeza de que nosso Prefeito, sempre zeloso com nossas crianças, dará a resposta a contento. Parabéns ao Vereador Paulo Gasolina por sua atenção às ações que fomentam a civilidade do povo santareno!

CIVILIDADE AO VOLANTE

Após várias fatalidades no trânsito da Pérola do Tapajós, contínuas infrações cometidas e outras barbaridades que só se veem em nossa cidade, o que se pode constatar é que temos uma população que seria reprovada no quesito “Civilidade ao volante”. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito tem trabalho a fim de propiciar uma boa fluidez ao tráfego, também no sentido de manter as vias sinalizadas e em condições de trafegabilidade. O mesmo se vê em nossas rodovias, através da Polícia Rodoviária Federal, que não tem medido esforços para garantir não só a segurança de nossos condutores mas também a repressão de crimes na BR-163. Diante de tantas entidades e ações engajadas em manter um trânsito seguro, tais esforços podem parecer em vão dada a falta de conscientização de nossos cidadãos. Nossas autoridades têm feito a sua parte; cabe a nós, cidadãos plenos de direitos, cumprir com nosso papel e praticar a cultura da não-violência no trânsito.

SARAMPO: MEDIDAS DE PROTEÇÃO

Ministério da Saúde recomenda que gestores e trabalhadores de saúde expostos ao vírus estejam vacinados e busquem cuidados para evitar a propagação do sarampo nas unidades de saúde. Alertar os profissionais de saúde das redes pública e privada em relação à proteção e aos cuidados para evitar a propagação do sarampo nas unidades de saúde do país. Esse é o objetivo de um conjunto de recomendações encaminhadas, nesta semana, pelo Ministério da Saúde às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, responsáveis por repassar aos serviços de saúde. Entre as orientações está que todos os trabalhadores dos serviços estejam vacinados; além da necessidade da oferta de treinamentos periódicos, em relação à segurança e riscos biológicos no trabalho; e remanejamento das gestantes que prestam assistência diretamente aos casos suspeitos e que não têm comprovação prévia de vacinação.

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O Comitê Gestor dos Programas Institucionais (CGPrits) da Ufopa lançou, nesta quarta-feira, 13, o edital Nº 03/2019 do Programa Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEx). O PEEx está contido no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) como um sistema matricial e sistêmico de Programas Institucionais (PRITS), que permitirá a execução de programas em que as dimensões ensino, pesquisa e extensão sejam de fato integradas, de maneira indissociável. O edital tem como o objetivo selecionar propostas submetidas por Grupos Integrados (formado por professores e técnicos) para projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Serão selecionados 25 projetos. Cada proposta contemplada irá receber 8 bolsistas PEEx-Ensino Médio e 4 bolsistas PEEx-graduação. Adicionalmente, cada proposta poderá contar com 2 bolsas de mestrado.

NÚCLEO DE CONCILIAÇÃO AMBIENTAL

Por meio da Portaria Conjunta nº 1/2019, o Ministério do Meio Ambiente instituiu nesta semana, o chamado Núcleo de Conciliação Ambiental(NUCAM) no âmbito do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. O NUCAM terá unidades nas capitais de todos Estados, no Distrito Federal e em Santarém. Seu objetivo é estimular a conciliação para questões envolvendo infrações, multas e processos decorrentes de autuações ambientais. Como consequência busca dar agilidade e eficácia aos instrumentos de gestão, monitoramento e avaliação dos autos de infração, evitando que os processos se arrastem indefinidamente. As competências do núcleo já haviam sido publicadas no Decreto nº 9.760, assinado em abril pelo presidente. De acordo com o decreto, caberá ao Nucam fazer análises preliminares que podem anular ou convalidar autos de infração, bem como decidir sobre a manutenção, o cancelamento ou a conversão de multas administrativas aplicadas.

MÉRITO JUDICIÁRIO

Vinte personalidades foram agraciadas com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) durante cerimônia realizada no di 9 de agosto, em alusão aos 192 anos de instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil. O evento ocorreu no Plenário Des. Oswaldo Pojucan Tavares, no edifício-sede do TJPA, sob a coordenação do presidente da Corte, desembargador Leonardo de Noronha Tavares.Três magistrados da Comarca de Santarém receberam homenagem de reconhecimento pelo excelente trabalho: Dr. Alexandre Rizzi, titular da 1ª Vara Criminal; Dr. Rômulo Nogueira de Brito, titular da 2ª Vara Criminal de Santarém; e Dra. Carolina Cerqueira de Miranda Mai, titular da Vara do Juizado Violência de Doméstica e Familiar. A Coluna parabeniza o trio, que sem dúvida alguma, representa os demais Juízes que atuam em Santarém, que com esforço e dedicação trabalham, juntamente com os servidores e jurisdicionados por uma Justiça célere e eficiente.

CAFÉ COM PUPUNHA

Em sua quarta edição, o projeto de extensão “Café com Pupunha”, promovido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufopa, realiza no dia 19 de agosto, um debate que busca evidenciar as manifestações de cultura dentro e fora dos espaços institucionais e de memória nas suas mais diversas configurações, a exemplo do teatro, canto, literatura e artesanato. Busca ainda, promover a biblioteca universitária como parte fomentadora destas expressões. O projeto oferece um espaço de discussão, reflexão e debates acerca de temas e assuntos em destaque na sociedade, promovendo um encontro de trocas de saberes, experiências, vivências e informação entre os participantes. Estão confirmados para compor a mesa, sob mediação do bibliotecário Mayco Chaves: o professor da Ufopa, vinculado ao Iced, Leandro Pansonato Cazula; o engenheiro florestal, especialista em Heveicultura e fundador do Instituto Cultural Boanerges Sena, Joaquim Cristovam de Andrade Sena; a artesã e curadora do Museu Dica Frazão, Maria Helena Frazão, e a professora, pela Universidade Estadual do Pará (Uepa), e  coordenadora do projeto Sementes Musicais, Priscila Castro. O local será o Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon. Haverá emissão de certificado aos participantes e as inscrições, gratuitas, serão realizadas no dia da abertura, no local do evento.

“Os raios de sol não queimam enquanto não estão focados. “

-Alexander Graham Bell-

IMPACTANDO

  • Trinta e cinco grupos irão participar do Festival Folclórico de Santarém. Desses, cinco estão como participantes convidados e os demais concorrem às premiações por categoria: Quadrilhas (tradicional, estilizada e humorística) e Carimbó.
  • O Conselho Municipal de Assistência Social e a Semtras realizaram nos dias 13 e 14 de agosto, a XI Conferência Municipal de Assistência Social.
  • A Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição continua a visitação às residências dos devotos santarenos. A agenda de visitação está disponível na página virtual da Diocese de Santarém.
  • Seguem os serviços de sinalização gráfica horizontal nas vias de nossa cidade, a equipe de sinalização da prefeitura/SMT realizou na última quarta-feira, 14, a demarcação da sinalização viária na avenida Sérgio Henn, no trecho entre a Anysio Chaves e a Rua frei Vicente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *