Milton Corrêa Ed. 1264

‘‘LIXO NÃO ENCHA O SACO’’ CRESCEU

O Projeto Lixo Não Encha o Saco, coordenado por Carlos Cesar o PROLINES (93) 99214 – 0910 Cresceu, é hoje parceiro da Polícia Militar do Estado do Pará, está realizando diversas atividades, entre elas coletando ÓLEO USADO DOMÉSTICO no Trigésimo Quinto Batalhão da Polícia Militar do Estado do Pará, na Avenida Muiraquitã entre Avenida Curuá Una e Rua Rosa Passos Santarém Pará; O Projeto desenvolve ainda a Coleta Seletiva de Recicláveis, Horta ( orgânico, medicinal e temperos).

CURIOSIDADES TEATRAIS QUE VÃO TE SURPREENDER

O teatro é uma forma de expressão artística envolta em segredos e mistérios. Algumas curiosidades sobre teatro podem despertar reações tão surpreendentes como se você estivesse na plateia de uma grande peça. Confira!

NÃO SE SABE AO CERTO QUAL FOI A PRIMEIRA PEÇA TEATRAL:

Nenhuma teoria sobre a origem do teatro pode ser comprovada, pois existem poucas evidências. Especulações afirmam que o primeiro evento similar ao teatro data de 2.500 AC no Egito Antigo e se trata de um diálogo sobre o mito de Osíris e Ísis.

“MERDA” É O EQUIVALENTE A “BOA SORTE”:

Antes de entrar em cena, é comum que os profissionais desejem e agradeçam “merda” uns aos outros. Essa tradição está relacionada ao período Elisabetano (1558-1625) em que as pessoas iam de carruagem assistir às peças, portanto, quanto mais cavalos (e, consequentemente, suas necessidades fisiológicas), melhor.

O TEATRO É REFLEXÃO:

 O teatro é uma das mais reflexivas expressões artísticas existentes, justamente porque os atores precisam estar de corpo presente e em dialética com o público para despertar as distintas reaçõeshumanas, muitas vezes subversivas, perturbadoras e infames.

NO BRASIL, O TEATRO JÁ FOI CENSURADO:

 A partir da década de 60, o país viveu um ápice criativo no fazer teatral, e justamente foi isso foi censurado no período da Ditadura Militar. Na época, relatos de peças invadidas pela polícia, agressões e sequestros de atores eram comuns.

Apesar de perseguido, o teatro teve o papel fundamental na resistência cultural, tornando-se cada vez mais compromissado com assuntos sociais e políticos. Os grupos Teatro de Arena, Teatro Oficina e Opinião foram os que mais lutaram contra a repressão.

O TEATRO JÁ FOI ADAPTADO PARA O RÁDIO:

 Em 1922 foi ao ar a primeira dramatização radiofônica. Ela foi transmitida pela rádio WGY, de Nova York, e a peça era “O lobo”, de Eugen Walter. No Brasil, essa arte só estreou em 1937, na Rádio Nacional o Teatro em Casa, antes mesmo das famosas radionovelas.

NÃO É PRECISO QUERER SER ATOR PROFISSIONAL PARA FAZER TEATRO:

Em sua essência, o teatro é a arte de representar o espírito humano no palco, catalisando o aprimoramento pessoal, a fuga dos medos e o exercício da empatia, práticas essenciais para a vida. Qualquer pessoa pode praticar as artes cênicas, e quanto mais cedo é o início, melhor para a aquisição dos conhecimentos.

O TEATRO PODE AJUDAR A SUA CARREIRA:

 Profissionais de qualquer área que estão estagnados ou em dúvida sobre as suas competências podem recorrer ao teatro para adquirir habilidades de valor no universo corporativo, como a comunicação eficaz, a postura corporal pró ativa e a libertação da criatividade.

NELSON RODRIGUES É O PERCUSSOR DO TEATRO MODERNO BRASILEIRO:

Foi com a estreia de “Vestido de Noiva”, que conta a história de uma jovem atropelada que relembra os conflitos com a irmã, peça teatral de Nelson Rodrigues, que a crítica considerou o início do teatro moderno no Brasil, em 1943.

A grande novidade proposta pelo autor foi a montagem, que misturava os tempos presente, passado e futuro. Além disso, o diretor polonês Ziembinski trouxe de fora elementos novos, como a iluminação, o cenário e a interpretação expressionista-naturalista.

“ROMEU E JULIETA” É A PEÇA DE TEATRO MAIS FAMOSA DO MUNDO:

O clássico de William Shakespeare é o mais lembrado quando se fala em teatro em todo o mundo. Uma curiosidade sobre teatro: a peça não é apenas sobre uma história de amor impossível entre dois jovens, mas também sobre a razão filosófica e os prazeres mundanos. Já a peça mais montada é o clássico Hamlet, também de Shakespeare.

A RESPIRAÇÃO É MUITO IMPORTANTE:

A respiração materializa e requalifica o sentido da palavra proferida pelo ator, pois os seres humanos possuem padrões respiratórios que variam conforme seu estado. A respiração, portanto, abre possibilidades expressivas para o ator, e é por isso que é tão estudada nas artes cênicas.

SÃO PAULO TEM, EM MÉDIA, CEM ESPETÁCULOS EM CARTAZ POR VEZ:

A cidade de São Paulo é um verdadeiro polo cultural, inclusive para a dramaturgia nacional e internacional. A cidade concentra uma vasta diferença de olhares para o teatro que dá à programação uma força mobilizadora impressionante.

O TEMPO ENTRE ESCREVER E ENCENAR UMA PRODUÇÃO TEATRAL PODE SER BREVE – OU NÃO:

Na busca pelos caminhos de encenação, há diretores que constroem longo processos de pesquisa para texto, elenco e produção que podem levar meses ou anos para chegar aos palcos. Em outras linhas de trabalho mais diretas, é possível fazer tudo isso, mantendo a primazia que o teatro pede, em poucas semanas. Stanislavski deixou como legado o mais importante sistema ensinar para as artes cênicas. O diretor pedagogo russo Konstantin Stanislavski sistematizou, no século XX, um método que permite aos atores acessar a sua segunda natureza, transformando-se organicamente no personagem interpretado. Atores como Jack Nicholson e Johnny Depp usaram o método para encarar grandes personagens de suas carreiras.

O TEATRO TEM UM DIA SÓ PARA ELE:

 Em 27 de março é celebrado o Dia Mundial do Teatro. Essa efeméride foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro da Unesco e todo ano a data é celebrada junto com uma mensagem que reflete sobre essa forma de expressão artística. O objetivo desse dia é incentivar governos, entidades e pessoas comuns a celebrar, seja por meio uma ida ao teatro, da recepção para os atores ou descobrindo curiosidades sobre teatro.

EXISTEM MAIS DE 1.200 TEATROS NO BRASIL:

De acordo com o relatório Cultura em Números, do Ministério da Cultura, em 2010 a maior parte dos teatros se concentrava na região Sudeste, no eixo Rio-São Paulo. No entanto, todo o país conta com locais que são referência para essa arte, como o Theatro Municipal de São Paulo, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas e o Teatro Ópera de Arame em Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *