Praias de Santarém têm condições próprias/excelentes para banho, diz estudo de balneabilidade

Foi divulgada na sexta-feira, dia 6, a oitava edição do Boletim de Monitoramento da Balneabilidade das Praias da orla fluvial direita do rio Tapajós, em Santarém. Segundo o estudo, feito pela empresa Conágua Ambiental LTDA e encomendado pela Prefeitura, afirma que todas as praias da cidade apresentam condições próprias/excelentes para banho.

Entre os dias 22 e 28 de junho deste ano, foram realizadas coletas de amostras de água nas praias Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã e em outros seis pontos das praias de Alter do Chão. Segundo o estudo, foram feitas 55 análises de campo, mesmo número de exames microbiológicos em laboratório.

“Considerando o parâmetro microbiológico mais restritivo – Escherichia coli, pode-se concluir que todos os pontos de amostragem apresentaram condições de qualidade na categoria própria/excelente. E para o parâmetro microbiológico menos restritivo – coliformes termotolerantes, foi observado o mesmo cenário, classificado como água própria/excelente para balneabilidade”, conclui o estudo, que também afirma que as condições dos aspectos físicos e estéticos das praias também apresentaram condições próprias/excelentes.

O estudo e monitoramento da balneabilidade das praias da orla fluvial direita do Rio Tapajós é realizado desde 2016, visando identificar as condições de banho das principais praias deste lado do Rio Tapajós.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *