Extrativistas de Oriximiná denunciam que estão sendo expulsos de região para demarcação de terra indígena

Extrativistas da região do Campo Geral, em Oriximiná, denunciam que estão sendo expulsos das terras que vivem há quase 70 anos pela Fundação Nacional do Índio (Funai). De acordo com eles, que sobrevivem na região por meio da extração de castanha, o órgão federal afirma que está realizando a demarcação de terra indígena e que todo aquele território na verdade pertence aos índios Zo’é.

Segundo o líder dos extrativistas na região, Manuel Ferreira de Oliveira, mais de 600 famílias vivem no local. No entanto, recentemente órgãos como Funai chegaraou na região e aumentou em cerca de 20 quilômetros  a área considerada como terra indígena Zo’é. Ainda de de acordo com Manuel Ferreira, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA) quer que apenas as pessoas que moram ali há mais de 20 anos permaneçam naquele território – não dando opções aos demais.

“Antes de ser criado reserva nós já morávamos ali no Campo Geral, mas eles disseram que a gente só pode ficar por ali por enquanto. Tem pessoas que moram na beira do Campo Geral, em uma localidade chamada Aramacaru, que fica na beira da reserva, estão sendo forçadas a sair de lá”, afirma Manuel Ferreira de Oliveira.

Segundo ele, até mesmo a criação de juquiras estão sendo proibidas pela SEMAS-PA, que estaria multando todos que residem ali.

“Não estamos indo lá na aldeia deles, estamos a mais de 80km de distância. São eles que estão nos atingindo”, afirma o extrativista.

RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *