Feira Cultural mostra achados arqueológicos de Juruti

Programa de Educação Patrimonial da Alcoa trabalha no resgate das memórias culturais do Município de Juruti

Como parte da programação que celebra 10 anos de operações da Alcoa em Juruti, as histórias do passado do município registradas em réplicas de peças arqueológicas, foram expostas para visitação na Feira Cultural, realizada em parceria com a Prefeitura de Juruti, na Arena Cultural, no período de 13 a 15 de setembro. Além da exposição dos objetos, foram repassadas orientações e explicações sobre preservação patrimonial. Por meio do Programa de Educação Patrimonial, a Alcoa, em parceria com a Scientia Consultoria Científica, trabalha no resgate das memórias culturais do Município de Juruti.

O programa conta com atividades que levam jovens estudantes a terem acesso a informações sobre o passado do Município. Desde o início do programa em 2009, 25 mil pessoas já foram beneficiadas pelas atividades de educação patrimonial. São realizadas diversas atividades, com destaque para o “Hoje é Dia de Arqueologia”, onde mensalmente os monitores da Scientia vão até as escolas das comunidades socializar informações sobre a história de Juruti. Após as explicações, é feita oficina de argila.

“Saber que Juruti é uma cidade rica em diversos patrimônios culturais e que conta com mais de 70 sítios arqueológicos identificados de povos que moraram no município, reforça para nós a necessidade de repassar essas informações aos alunos. A execução desse programa demonstra que a Alcoa se preocupa com a preservação da história”, destaca a monitora da Scientia, Franciane Silva de Melo.

Para a professora e gestora escolar na Vila de Castanhal, Sheroon Azevedo, receber o projeto na escola foi muito gratificante. “Os professores se mobilizaram para que todos os alunos estivessem no dia. Os palestrantes trouxeram materiais para as apresentações, e a forma de desenvolver a oficina com argila foi muito interessante, pois os alunos tiveram a oportunidade de construir os objetos. O programa veio trazer esse resgate cultural e fazer uma reflexão sobre nossa responsabilidade quanto a isso, pois às vezes não damos tanta importância para o potencial cultural que a gente tem aqui”, disse.

Para a analista de Sustentabilidade da Alcoa, Viviane Penna, o mais importante num programa como esse, é dar oportunidade de o município conhecer a sua própria história. “Antes, os artesãos faziam as cerâmicas sem conhecer o seu traçado original. Com a execução do resgate feito pela Scientia, foram descobertos grupos ceramistas que viveram em Juruti há muito tempo. Os arqueólogos conseguiram, com os artefatos, identificar traçados e desenhos que eram feitos por povos primitivos”, enfatizou.

RG 15 / O Impacto com Ascom/Alcoa e foto da comunicação da prefeitura de Juruti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *