Senado analisa se salário do professor deve ser por desempenho dos alunos

A Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados debaterá um  projeto de lei do Senado, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que vincula parte do salário dos professores ao desempenho escolar dos alunos na educação básica pública. A audiência ainda não tem data definida e atende a um pedido do senador Eduardo Gomes (MDB-TO), relator da proposta. De acordo com Gomes, o projeto é “controverso”.

“Já estou pesquisando a matéria, e para parte dos especialistas, o projeto pode gerar um maior engajamento dos profissionais, melhorando o desempenho dos alunos. Já outros especialistas temem consequências indesejáveis, como até mesmo o incentivo a fraudes em avaliações, ou a adoção de conteúdos curriculares mais facilmente mensuráveis. Já existem experiências nacionais e internacionais vinculando remuneração docente e avaliação discente, e é isso que vamos aprofundar na audiência”, disse o senador, durante análise do requerimento nesta terça-feira (8).

Serão convidados para a audiência representantes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e das secretarias de Educação dos estados de São Paulo e do Ceará.

Fonte: Agência Senado

2 comentários em “Senado analisa se salário do professor deve ser por desempenho dos alunos

  • 11 de outubro de 2019 em 14:36
    Permalink

    Legal , e que tal o salário dos políticos ser de acordo com o desempenho da economia ,segurança publica ,educação .Se vai no Chico tem de ir no Francisco também .

    Resposta
  • 11 de outubro de 2019 em 12:03
    Permalink

    Pode-se até aceitar uma situação desta. Nunca concordar, do jeito que as coisas andam. Quem vai procurar saber se o aluno, realmente, quer estudar e aprender?? Hoje, na maioria dos casos, o aluno quer ser aprovado e passar de ano ou de semestre. Vamos ao caso do ENADE: qual é a responsabilidade que o estudante tem?? Quais as penalidades que quem recebe nota baixa?? NENHUMA responsabilidade e nenhuma penalidade, basta comparecer e assinar a lista de presenca.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *