Exames e demais serviços de saúde na Campanha Novembro Azul em Santarém

Fortalecendo o movimento mundial de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, ocorreu na manhã de sexta-feira, 1º de novembro, a abertura de programação do Novembro Azul, na Unidade de Saúde do bairro Santarenzinho. A campanha de iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) traz este ano o tema “Driblando o Preconceito” e está com uma vasta programação até o dia 30 de novembro.

A área do Santarezinho que possui três estratégias de saúde da família atende uma média de três mil homens, acima de 40 anos que neste mês de novembro terão acompanhamentos com mais ênfase nos atendimentos de pressão arterial, glicemia, testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites e demais voltados para o tema do ‘Novembro Azul’.

A enfermeira coordenadora da Unidade, Elbicarla Matos, comentou sobre os atendimentos que são disponibilizados a população masculina da área de cobertura da Unidade de Saúde do Santarenzinho e como se dará os atendimentos durante a campanha do ‘Novembro Azul’.

“Dentre os acompanhamentos que fazemos estão à solicitação de PSA, se tiver necessidade, solicitação de ultrassom e também encaminhamentos para o Urologista. Foram detectados neste último ano, três casos de câncer de próstata que estão em tratamento e alguns com alterações benignas da próstata, mas que requerem atenção e a campanha reforça que a prevenção é a melhor maneira de manter a saúde”, informou a coordenadora.

O senhor Antônio José, morador do bairro, fez o exame de toque deixando o preconceito de lado e ressaltando que não afetou em nada a sua masculinidade. “Hoje eu tenho 75 anos, mas fiz o exame depois dos 60 anos, fiz quatro toques e estou aqui aqui, macho e com muita disposição e saúde, faço caminhada todos os dias e procuro sempre o médico para ver como está minha saúde. Tive um irmão que morreu novo por não procurar saber como estava a sua saúde”, alertou Antônio.

A Unidade de Saúde atendeu nesta manhã 40 homens com vários serviços, dentre eles orientações de Educação em Saúde, como palestras voltadas ao tema. Os atendimentos aconteceram por meio de triagem, com os agentes de Saúde em visita de casa a casa. Durante todo o mês as ações da unidade serão focadas no assunto, com os atendimentos clínicos gerais e nos grupões onde os homens tem uma participação expressiva.

O deputado estadual Igor Normando ao parabenizar o trabalho da Prefeitura de Santarém falou do engajamento que o governo municipal tem feito buscando soluções para a grande demanda na área da Saúde. “É uma honra participar deste momento importante para os homens de Santarém. Quero parabenizar a Prefeitura e a Secretaria de Saúde que em parceria com os vereadores desenvolvem a busca constante em desafogar as grandes demandas da saúde”.

“Esse mês é da saúde do homem com ênfase na prevenção do câncer de próstata. De uma forma lúdica temos uma extensa programação durante o mês, como jogos de futebol e marcha com a presença de vários órgãos que lidam com o universo masculino. Aos sábados serão realizados mutirões com urologistas, exames de sangue, bem como ultrassom em uma parceria com o Governo do Estado do Pará. Queremos sensibilizar os homens que ainda tem certo preconceito na busca do exame do câncer de próstata para a importância deste cuidado, porque o câncer pode levar à morte”, foi o que destacou a secretária de Saúde Dayane Lima ao falar da programação municipal do ‘Novembro Azul’.

Nesinaldo Moura é o “garoto propaganda” da campanha a nível municipal que estampa nas fotos a vitória sobre o câncer de próstata. “Não foi através de sintomas que foi detectado que eu tinha problemas na próstata, eu fui fazer um exame de rotina e apareceu umas ‘fagulhas’ no meu rim, aí fui fazer uma ultrassom para ver como estava e motivado pela minha esposa fiz o PSA e o toque, sendo que o toque deu normal, tanto é que não sentia nenhum sintoma, mas deu no PSA, aí fiz vários outros exames para poder atestar. Fiz todos os procedimentos desde esses exames até a cirurgia, e não precisei fazer a quimioterapia. Foi detectado o câncer quando tinha 43 anos e hoje estou com 49, estou muito bem e sempre falo para as pessoas que não tenham medo ou preconceito, pois o que importa é estarmos com saúde. Um simples toque pode salvar a vida delas.”

Outros exemplos de pessoas que detectaram o câncer de próstata e que fizeram o tratamento a tempo para o êxito na cura chamaram a atenção dos presentes para a superação dos medos e preconceitos quanto ao exame como os vereadores Mano Dadai, Júnior Tapajós e Ronan Liberal Jr.

Estiveram presentes na solenidade autoridades estaduais, municipais, lideranças comunitárias e a população masculina da área de cobertura da Unidade. Além da presidente da Associação de Moradores do Santarenzinho, Isabel Castro; o secretário de Agricultura, Bruno Costa; a coordenadora de Saúde do Centro Regional de Governo, Talita Liberal, servidores da Semsa e moradores do bairro.

A programação do Novembro Azul segue com as seguintes ações:

09/11

Local: UBS de Fátima (Av. Tapajós, próximo à Praça Tiradentes)

Horário: 8h

Atendimento com médico urologista para pacientes da Unidade (30 fichas)

16/11

Local: UBS de Fátima 

Horário: 8h

Atendimento com médico urologista para pacientes da Unidade (30 fichas)

22/11

17h: Marcha Azul (caminhada dos homens, com participação de profissionais da saúde, polícias Civil e militares, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Marinha)

Concentração: Praça das Flores (Av. Barão do Rio Branco, próximo ao Parque da Cidade)

Chegada: Praça Barão de Santarém (São Sebastião)

18h: Blitz educativa com distribuição de folders

Ações em saúde na praça em frente ao Terminal Fluvial Turístico (orla da cidade)

30/11

8h30: Encerramento da campanha Novembro Azul com jogo amistoso de futebol entre a seleção da SEMSA e time de usuários de serviços em saúde.

Local: campo do bairro Pérola do Maicá

RG 15 / O Impacto com Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *