Vilberto Sá: “Damos condições para que as empresas não encontrem dificuldades no licenciamento”

De acordo com o ranking da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), o município de Santarém, ocupa a terceira colocação entre os municípios com o maior número de empresas registradas no Estado, o crescimento foi de 5,04%. No ano de 2019, foram registradas 3.097 novas empresas. Em 2018, somaram-se 2.606 empresas. Entre as dez cidades que mais abriram empresas destacam-se: Belém (18.066); Ananindeua (6.016); Santarém (3.097); Parauapebas (2.883); Marabá (2.761); Castanhal (1.921); Altamira (1.332); Barcarena (1.028); Marituba (997) e Paragominas (977).

Para o Agente de Desenvolvimento da Prefeitura de Santarém, Vilberto Sá, o resultado positivo vem mostrar que o município está no caminho certo da desburocratização, ao possibilitar hoje, que um negócio seja totalmente aberto em até sete dias úteis. “Temos uma gestão comprometida em dar condições para que as empresas não encontrem dificuldades no licenciamento. Esse processo de aberturas de empresas feito de forma ágil é visto como positivo para a economia do município, porque rapidamente a empresa se constitui e passa a exercer sua atividade, gerando empregos, serviços, ISS, e assim o município arrecada mais. Quanto mais emprego melhor para a população”, destacou.

Uma das ações da Prefeitura de Santarém que vem possibilitando agilidade no processo de abertura de empresas, são os serviços digitais, como por exemplo, a possibilidade de emissão de alvará pela internent.

O chefe da Divisão de Atendimento ao Contribuinte Vilberto Sá ressaltou a importância do serviço. “Após o empreendedor dar entrada e concluir o processo na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), não precisa mais retornar para pegar o alvará impresso. Agora o documento estará disponível na internet, no Portal de Serviços da Prefeitura de Santarém. A impressão do alvará pode ser realizada por qualquer contribuinte inscrito no município. Basta colocar o número de inscrição municipal. O serviço é totalmente automatizado e gratuito. Para que isso ocorra, a taxa já deverá ter sido paga e as liberações inerentes ao processo terem sido efetivadas. Outra novidade é que o empresário, contador ou responsável da empresa receberá o alvará no e-mail que ele cadastrou na Prefeitura”, explicou Vilberto.

AVANÇO PARA O DESENVOLVIMENTO: Para o prefeito Nélio Aguiar, o crescimento de empresas está ligado diretamente a implementação de uma política de desburocratização e de celeridade e segurança dos licenciamentos.

“Nossa política de desenvolvimento passa pela extinção da burocracia desnecessária e pelo incentivo ao empreendedor. Com isso, quem ganha é a cidade e a população. Mais emprego e mais desenvolvimento para Santarém”, argumenta Nélio Aguiar.

As atividades econômicas mais registradas na Jucepa em 2019 foram a de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios com 474 empresas abertas; seguida de comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (377); promoção de vendas (237); comércio varejista de bebidas (233); comércio varejista de artigos de armarinho (228); comércio varejista de marcadoras em geral, com predominância de produtos alimentícios (215); lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (215); comércio varejista de calçados (193); comércio varejista de artigos de cama, mesa e banho (184); cabeleireiros, manicure e pedicure (179); restaurantes e similares (178).

Secretária Josilene Pinto endossa que Santarém é promissora no empreendedorismo. “Com o governo do prefeito Nélio Aguiar não se diz mais que Santarém é um município onde não se pode fazer novos empreendimentos. As ações do governo municipal que estão sendo realizadas desde 2017 mudaram essa antiga realidade, tornando Santarém uma terra propícia a novos investimentos com retorno financeiro e econômico garantidos aos investidores. Uma das provas disso é o terceiro lugar que ocupamos no ranking estadual de constituições de novas empresas no ano de 2019. A desburocratização e a visão de futuro do nosso prefeito Nélio, são essências para essa conquista. Santarém é sim terra farta para o empreendedorismo”, ressalta a secretária de Finanças Josilene Pinto.

ASFALTO NO SANTARENZINHO: A Ordem de Serviço para asfaltamento do anel viário do Santarenzinho foi assinada na noite desta segunda-feira (20). E o auditório da Unidade Municipal de Educação Infantil do bairro ficou lotado com a presença de muitos moradores que foram acompanhar a assinatura que vai beneficiar seis bairros da Zona Oeste de Santarém.

A solenidade contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, do vice-prefeito José Maria Tapajós, do secretário municipal de Infraestrutura Daniel Simões, dos vereadores Ronan Liberal Jr. e Mano Dadai, dos representantes dos bairros a exemplo da presidente da Associação de Moradores do Bairro Santarenzinho, Maria Izabel Castro (Bebel), e do representante da Construtora Norte do Tapajós (Construnorte), Davi Barbosa – empresa ganhadora da licitação para operação dos serviços.

O asfalto vai contemplar 5 vias, são elas: Trav. Resistência (entre Fernando Guilhon e Rua Ituqui), Rua Ituqui (entre Trav. Resistencia e Rua Jader Barbalho), Rua Jader Barbalho (entre Rua Ituqui e Rua São Jorge), Rua São Jorge (entre Rua Jader Barbalho e rua Tomé de Sousa) e a Rua Tomé de Sousa (entre Rua São Jorge e Av. Fernando Guilhon). Ao todo, 6 bairros serão favorecidos: São Cristóvão, Novo Horizonte, Alvorada, Amparo, Conquista e Santarenzinho.

 Ribeiro. Para a presidente do bairro Santarenzinho, Bebel Castro, esta é uma conquista para os moradores da área que aguardavam com anseio pela obra. “Agradecemos ao prefeito Nélio Aguiar que olhou com carinho para o nosso bairro e nossa população. Só no Santarenzinho, somos mais de 15 mil famílias e se somarmos com os demais bairros, milhares de pessoas serão beneficiadas com essa obra. Isso vai ajudar muito a nossa população, melhorando a vida e a economia dentro da grande área do Santarenzinho”, destacou Bebel.

O asfaltamento do anel viário do Santarenzinho significa melhora no tráfego de veículos e ainda irá desafogar vias como a Fernando Guilhon. O titular da Seminfra Daniel Simões explicou que a atual gestão tem se empenhado em desenvolver cada vez mais o município, através do avanço do asfalto e com obras de grande porte, viabilizando e dando continuidade a convênios e contratos que estavam ‘emperrados’

“Em 2017, existiam vários contratos de obras do governo anterior que estavam paradas e vários convênios que estavam na iminência de serem perdidos. Todos os contratos foram trabalhados para que as obras fossem retomadas. Isso demonstra o compromisso do governo Nélio Aguiar com a população santarena. Agora, graças a este convênio celebrado entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado, a grande área do Santarenzinho será contemplada e seus moradores beneficiados”, salientou Daniel Simões.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a obra é mais uma vitória no avanço da urbanização e da infraestrutura nos bairros periféricos de Santarém. “São mais de quatro quilômetros de asfalto e um investimento de mais de R$ 5 milhões. Uma parceria com o nosso governador Helder Barbalho, ao qual sou muito grato. É uma obra histórica que vamos iniciar após muito esforço técnico, pois nosso governo teve que destravar uma enorme burocracia que nos foi deixada. O povo da grande área do Santarenzinho já pode comemorar. Vamos trabalhar para trazer muito mais para os bairros dessa Grande Área. Infraestrutura e urbanização, e mais qualidade de vida, saúde e mobilidade com segurança. Todos ganham”, disse o prefeito santareno.

Os trabalhos no Santarenzinho iniciaram na quinta-feira (22), pela Construnorte, e a previsão é de que os serviços sejam concluídos até o mês de setembro deste ano.

Um comentário em “Vilberto Sá: “Damos condições para que as empresas não encontrem dificuldades no licenciamento”

  • 27 de janeiro de 2020 em 10:55
    Permalink

    e uma vergonha e muita burocracia para tirar uma licença da prefeitura, ate vc conseguir tirar o alvara dura cerca de 3 a 8 meses !! sempre dificultam !

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *