Santarém prepara-se para receber Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo

O prefeito Nélio Aguiar e o secretário municipal de Turismo, Diego Pinho, reuniram-se com a presidente da Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo do Pará – Abrajet, Cristina Hayne, para tratar sobre os preparativos do 37º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, que vai ocorrer de 21 a 29 de junho deste ano, em Santarém.

Além de reuniões com o prefeito e o titular da pasta de Turismo, Cristina reuniu-se com jornalistas para definir a programação do evento e ainda realizou visitas técnicas a equipamentos de turísticos do município. A programação do evento  contará com a participação de autoridades do setor, jornalistas locais, universitários e mais de cem profissionais especializados em turismo que atuam na imprensa nacional e internacional.

Além de debater assuntos de interesse da Abrajet e promover palestras e rodas de conversa, os participantes vão visitar os destinos e equipamentos turísticos da região e gerar conteúdos que vão contribuir para a promoção, divulgação e fomento do turismo em Santarém.

Para a presidente da Abrajet-PA, o encontro vai entrar para a história da Associação. “Vai ser inesquecível. Santarém é porta de entrada do turismo na Amazônia. A ideia é trazer esses profissionais para que a gente debata turismo na Amazônia e alternativas eficientes de divulgação dos destinos turísticos da região. Daí a necessidade de trazer essa discussão para Santarém”, observou Cristina Hayne.

Na reunião, que ocorreu nessa segunda-feira (17), entre membros da Abrajet e autoridades do município, foi definida a programação do Congresso e a rota dos press trips realizados na cidade durante os cinco dias de evento.

A cidade foi escolhida para sediar o evento no dia 29 de novembro do ano passado, quando o secretário municipal de Turismo, Diego Pinho, representou o prefeito Nélio Aguiar e defendeu Santarém no Congresso Nacional de 2019, que ocorreu na cidade de Urubici (SC).

A Pérola do Tapajós concorria com cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, mas venceu a disputa e garantiu a oportunidade de sediar o evento.

Destino tendência número um para 2020, a cidade tem sido pauta de importantes meios de comunicação no Brasil e no mundo. Para o secretário municipal de Turismo, a repercussão do evento vai gerar ainda mais publicidade e favorecer a atividade turística durante o inverno amazônico.

“O maior fluxo de turistas na cidade ainda é durante a vazante dos rios, mas o governo municipal, através da Secretaria de Turismo, tem trabalhado para promover o destino também no período das águas porque há muitos atrativos que encantam os visitantes nesse período, principalmente nas comunidades. Então, poder ter um número tão expressivo de jornalistas dispostos a conhecer e divulgar esses atrativos durante o mês de junho vai ser ótimo para promover as belezas da cidade nesse período e mostrar que Santarém tem potencial para receber turistas o ano inteiro”, disse Diego Pinho.

Para o prefeito Nélio Aguiar, o evento vai beneficiar toda a cadeia produtiva do turismo em Santarém. “Vai ser um instrumento muito importante para garantir que a cidade continue avançando, crescendo e atraindo cada vez mais turistas. Com certeza vai fomentar ainda mais a cadeia do turismo, beneficiando desde a produção de artesanato ao setor de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e todos aqueles que vivem do turismo”, argumentou.

No coração amazônico, a Pérola do Tapajós se destaca pela sua diversidade natural e cultural e pela simplicidade de um povo hospitaleiro, que vai receber com alegria o público do 37º Congresso Nacional da Abrajet.

Os jornalistas permanecerão por cinco dias em Santarém. No dia 26 eles seguem de lancha para o estado do Amazonas, onde também serão realizados press trips para divulgar o potencial turístico do local. A programação encerra oficialmente no dia 29 de junho.

Fonte: Agência Santarém com foto de Zé Correa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *