Definidas as ações de trânsito para o Cristoval e Carnaval

Para o período da quadra carnavalesca, que será realizado de 22 a 25 deste mês, na área urbana de Santarém e na Vila Balneária de Alter do Chão, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), montou o planejamento de suas ações, otimizando, principalmente, o atendimento à população com o transporte coletivo.

Na área urbana, uma Ordem de Serviço foi expedida às empresas para que a demanda de frota de dia útil possa atender à população. Nos dias de Cristoval, os ônibus vão circular das 16h às 23h e nos dias de Carnaval, na Avenida Anysio Chaves, ou seja, no sábado (22) e na terça-feira (25), os transportes coletivos circulam até às 3 horas da madrugada. O itinerário de 16 linhas será alterado para que os ônibus transportem as pessoas até as proximidades dos dois eventos.

Sobre a quantidade de coletivos para Alter do Chão, a SMT informa que a empresa que já presta o serviço à Vila disponibilizará 10 ônibus para atender aos brincantes no sábado (22) a partir das 18h. No domingo (23), 20 coletivos atenderão à demanda durante todo o dia. Caso haja necessidade, haverá uma frota reserva de 10 veículos que será disponibilizada conforme a demanda de brincantes seguindo para Alter do Chão.

Conforme a programação na área urbana for encerrando, os veículos serão incluídos à operação para o carnaval, na segunda (24), a partir das 18h e terça (25), durante todo o dia. Serão 20 veículos em atendimento a população. Todos os coletivos passaram por vistoria e estarão com identificação da SMT no para-brisa dianteiro.

Embarque de passageiros

Em Santarém, ocorrerá uma mudança no local de embarque dos passageiros para a Alter do Chão. Pela primeira vez, a operação será na Praça Barão de Santarém. O embarque será pela Avenida Nazaré. Neste local, haverá fiscais de transporte monitorando o fluxo de passageiros até que se complete a lotação permitida para que o coletivo possa iniciar a viagem.

Durante todos os dias de carnaval, os transportes coletivos ficarão enfileirados na Avenida São Sebastião, seguindo pela Rua Coronel Joaquim Braga, posteriormente fazendo a conversão à direita para a Avenida Nazaré onde ocorrerá a operação de embarque.

“A mudança de local no embarque de passageiros se deu porque além do serviço na Avenida Tapajós, o espaço é maior e mais localizado. Além da logística das outras linhas facilitando o acesso das pessoas ao local, que descerão do transporte coletivo na Avenida Rui Barbosa e ali mesmo às proximidades poderão pegar o coletivo para Alter do Chão, evitando caminhar mais de uma quadra, como acontecia anteriormente com o embarque na Praça Tiradentes. Nós pedimos para que as pessoas procurem não estacionar próximo onde ocorrerá a operação de embarque dos passageiros, para que os veículos possam fazer as manobras necessárias”, explicou a chefe do setor de planejamento, Roberta Maia.

A Divisão de Operação e Fiscalização no Trânsito distribuirá os agentes e fiscais de transporte da seguinte forma: Alter do Chão contará com o apoio de 12 agentes de trânsito e dois fiscais de transporte no terminal de passageiros. Para o deslocamento na Vila, os agentes utilizarão a viatura.

Para o carnaval em Santarém e Cristoval, ficarão disponíveis 16 servidores, sendo 12 agentes de trânsito e quatro fiscais de transporte na Praça Barão de Santarém, onde ocorrerá o embarque de passageiros para Alter do Chão. A viatura Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT) ficará em Santarém. O atendimento continua sendo feito através de solicitação via Núcleo Integrado de Operações (Niop).

O ordenamento das vias próximas à Anysio Chaves também será realizado nesse período de Carnaval. Pela Anysio Chaves, a interdição será entre a Rua Afonso Pena e Travessa Dália.

No estádio Colosso do Tapajós, as interdições se darão na Avenida Sérgio Henn e Rua Ceará, dando mais segurança às pessoas que vão transitar na Avenida Muiraquitã as proximidades das entradas do local do evento.

Em Alter do Chão, a equipe de engenharia também preparou interdições, dando maior segurança aos foliões, tanto na Praça do Çairé, quanto próximo à Praça 7 de Setembro.

Fonte: Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *