Santarém Folia 2020 arrastou 25 mil foliões para a abertura oficial na Praça de Eventos

O carnaval do município de Santarém cresceu bastante nos último três anos. Com sucesso de público novamente, ele foi aberto oficialmente na noite deste sábado (22), na Praça de Eventos, na avenida Anysio Chaves. Milhares de pessoas prestigiaram o Santarém Folia 2020, uma resposta de aceitação ao formato proposto pela Prefeitura de Santarém. Aproximadamente 25 mil foliões cantaram e dançaram com as atrações locais e regionais no palco: a participação especial do DJ Douglas Batidão e as apresentações das Bandas Auê, Quinta Dimensão e Amazon Beach. Foi também uma noite de paz com muita segurança para a família.

Algumas mudanças estão sendo cruciais para o aumento do sucesso do Carnaval santareno, como a mudança do local, a redução de despesas e a democratização da folia com atrações para todos os gostos.

“O local de realização antes era a Av. Tapajós e, hoje, é a Praça de Eventos, na Av. Anysio Chaves. O que proporcionou uma redução nos gastos com palco, arquibancadas e etc. Atraiu mais público e tornou-se mais seguro. Fim do repasse de dinheiro público para blocos de carnaval. A Prefeitura não repassa mais dinheiro público para os blocos. Cada bloco tem que se organizar e realizar promoções para angariar fundos e custear o carnaval com dinheiro dos próprios foliões. A prefeitura oferece somente a estrutura. Nosso carnaval se tornou mais democrático. Temos carnaval para todos os gostos: carnaval na Praça de Eventos; em Alter do Chão (Mela-mela e Cara-limpa), e o tradicional carnaval de rua voltou em diversos bairros com blocos locais Porco Elétrico, Acari Elétrico, Glicose, Jacamim Elétrico, entre outros”, destacou o prefeito Nélio Aguiar.

A empolgação das levadas das músicas carnavalescas e/ou adaptadas ao ritmo da folia e a presença do policiamento também foram pontos positivos. O aposentado Carlos Bandeira veio com a família e parabenizou os organizadores do evento. “O carnaval é atrelado à felicidade, e está feliz em conjunto, principalmente com a família no espaço público com a garantia de estar seguro nos conforta nesta programação. O repertório foi democrático, da música eletrônica, as tradicionais marchinhas, samba, pagode, e muitas outras e na certeza de que vamos voltar na terça. Os realizadores estão de parabéns”, disse o folião.

Das atrações musicais, o líder da Banda Quinta Dimensão, um dos artistas de vanguarda da Pérola do Tapajós, Jorge Marcião, disse estar satisfeito com a festa e destacou a valorização do artista local. “ A evidência ao artista de Santarém é visível neste governo, e que tenhamos sempre mais valorização”, reforçou.

A Banda Amazon Beach, com sede matriz em Manaus (AM), mas formada por artistas santarenos, entrou no palco com 15 integrantes. “O sentimento é redobrado. Existe a valorização da prata da casa. É emocionante olhar essa massa, muita gente aqui, transformada em grandioso coral cantando nossas músicas, nos orgulha como artistas, por ser desta terra e valorizado pelos conterrâneos. E aqui vimos e ouvimos o público também vibrando na apresentação de artistas de tempos como os da Banda Quinta Dimensão, que deram um show”, disse um dos vocalistas da Banda Amazon Beach, Edilson Santana.

O titular da pasta da Cultura no município de Santarém, Luis Alberto Figueira “Pixica”, destaca a responsabilidade do governo municipal. “Graças ao nosso Prefeito Nélio Aguiar, que segue as normativas responsáveis ao uso da receita pública, demos inicio a programação carnavalesca na cidade e na Vila de Alter do Chão. Nesse novo formato, a Praça de Eventos recebe uma grande confraternização carnavalesca, quando os blocos brincam nos bairros de origem e encaminham-se para juntar-se aos demais populares neste logradouro para juntos brincarmos o carnaval nessa grande festa com aproximadamente 25 mil pessoas. E neste domingo e segunda estaremos com as atividades voltadas para a Vila de Alter do Chão [Mela Mela e Cara Limpa]”, informou Pixica.

O prefeito Nélio Aguiar convida a população para hoje, 23, na Vila de Alter do Chão e festeja o sucesso da festa. “Convido toda a população e os turistas para prestigiarem, hoje, Alter do Chão com duas opções. Lá, teremos duas opções: Cara limpa e o Mela-mela”, convida o prefeito. “Saímos de um Carnaval caro com arquibancadas vazias e desanimado, para um carnaval alegre, diversificado, democrático e com um grande comparecimento da população e de turistas”, destacou Nélio Aguiar sobre o sucesso da festa.

Segurança – O desempenho da integração do efetivo dos Órgãos de Segurança  pontua a eficácia na primeira atividade. “Evento dentro da normalidade, sem ocorrências graves”, assim qualificou o Comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar (35 º BPM), Tenente Coronel Wagner Almeida. Em sistema de rodizio, 100 militares na égide do Comando de Policiamento Regional-I (CPR-I) estiveram na noite de sábado e até 02 horas de domingo. Os militares vieram  do 3º BPM, a 2ª Companhia Independente de Missões Especiais da PM, 2ª CIME e  da Companhia Ambiental. Acrescenta-se ainda, a segurança desarmada contratada pelo governo municipal.

A Polícia Militar executa de forma integrada aos demais órgãos, entre, o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM). “Nesta ação estivemos com sete militares bombeiros na logística de duas viaturas, uma de incêndio e a segunda de resgate. E consideramos essa atividade tranquila e não exigiu a nossa intervenção. Alcançamos êxito pelo resultado de alinhamento em reuniões com dos demais órgãos e a organização do evento”, detalhou.

Trânsito – A Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) integrante da ação falou sobre o trabalho de organização do trânsito. “Estamos desde o inicio da tarde de sábado na realização do ordenamento das vias públicas nas  áreas e mediações. Tanto com nossos agentes de trânsito e fiscais para que a conclusão do festejo seja segura”, afirmou o agente de trânsito da SMT João Betcel.

Em Santarém, a programação é organizada pela Prefeitura com a participação especial da Liga Independente dos Blocos de Empolgação (Libes). Em Alter do Chão, o governo municipal conta com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Comunitário junto com a Assessoria Distrital. A Folia na cidade retorna na terça-feira (25), e neste domingo (23) e na segunda (24) ocorre o Carnaval pela Prefeitura de Santarém na Vila de Alter do Chão. Confira abaixo:

Programação do Carnaval  de Santarém: cidade e Vila de Alter do Chão

Cidade  – Praça de Eventos – Avenida Anysio Chaves

Terça (25/02)

19h  – DJ Murilo Gonçalves

21h – Banda Ricardão

23h – Banda Warilou

Vila de Alter do Chão  – Lago dos Botos e Praça Sete de Setembro

Segunda-feira (24/02)

Cara Limpa

Local:  Praça Sete de Setembro – Orla de Alter do Chão

18h – Blocos Locais + Banda Cintura Fina Punk

Mela-Mela

Local: Lago dos Botos

20h – Banda Amazon Beach

22h – Banda Warilou

Por Agência Santarém

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *