Belém tem o primeiro caso suspeito de Coronavírus, afirma Sesma

Um morador de Belém — que esteve em contato com o caso confirmado de Covid-19 em São Paulo — é considerado o primeiro caso suspeito de Coronavírus na capital paraense. Trata-se de um homem, de 55 anos, que está apresentando sintomas clínicos de garganta irritada, indisposição, dor articular e tosse.

A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), na manhã desta sexta-feira (28), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde que acompanha o paciente.

Segundo a Sesma, o paciente passa a ser considerado suspeito a partir dos critérios clínico-epidemiológicos definido nos protocolos do Ministério da Saúde, para investigação do Covid-19.

Dois exames ainda serão feitos para confirmar o caso.

Será realizada a investigação epidemiológica e coleta de amostra de secreção nasofaringe para pesquisa de vírus respiratório a ser encaminhada para análise no Laboratório Central do Pará (Lacen).

O paciente em questão apresenta sintomas considerados leves e se encontra em isolamento domiciliar, com orientações de uso de máscara, etiqueta de tosse e higiene das mãos.

O homem continuará a ser monitorado pela Vigilância Epidemiológica de Belém até que saia o resultado dos exames ou finalize o período de quarentena de 14 dias.

A Sesma também informa que a ocorrência não tem ligação com o paciente atendido na última quinta-feira (27) em um hospital particular.

Fonte: O Liberal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *