Semsa executa protocolo do MS sobre suspeita de coronavírus em paciente atendida na UPA 24 horas de Santarém

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas recebeu na manhã de hoje, 29, uma mulher de 47 anos com quadro gripal. A paciente informou que havia estado em dois países que são áreas com casos de infecção pelo coronavírus (Covid-19). Por esse motivo, a equipe de plantão da Unidade realizou o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) para pacientes com algum sintoma suspeito. É importante ressaltar que casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

A paciente foi encaminhada imediatamente para área de isolamento da UPA e, nesta sala, a equipe médica iniciou a avaliação clínica. Em seguida, a responsável pelo setor epidemiológico do Hospital Municipal de Santarém, a vigilância epidemiológica do município iniciaram a investigação e a notificação da paciente, seguindo recomendações do MS. A médica que examinou a mulher avaliou que ela não possui critério de internação.

A equipe que trabalha o protocolo determinado pelo MS é composta pelas vigilâncias epidemiologias do município com acompanhamento de profissionais da saúde do Estado.

A Vigilância Epidemiológica orientou isolamento domiciliar de 14 dias, com acompanhamento. A equipe de saúde da Unidade seguiu todos os protocolos para a ocasião e aguarda confirmação da classificação da GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Santarém. Todo cuidado com o caso está sendo realizado seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

Fonte: Semsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *