Moradores do Jaderlândia recebem da Prefeitura UBS revitalizada e academia de saúde

Os moradores do bairro Jaderlândia fizeram festa para receber da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a UBS, totalmente revitalizada, com melhorias em toda sua estrutura, e uma academia toda equipada com salas e equipamentos para exercícios físicos, para promover a saúde e garantir a prevenção de doenças.

De acordo com a coordenadora da UBS Jaderlândia, enfermeira Silvanete Andrade, a revitalização do espaço é a concretização de um sonho, que se solidifica com a entrega da academia, sob a responsabilidade de um educador físico.

“Grande parte da população quando pensa em saúde, pensa em médicos, hospital, exames e remédios, todos esses componentes são importantes, mas outro componente importante na atenção para a promoção da saúde e prevenção de doenças são mudanças de hábitos de vida, que tem recuperado a qualidade de vida de muita gente. Aí a relevância da atividade física, no combate de doenças crônicas, essa é a grande importância da nossa academia”.

Lideranças comunitárias estiveram presentes no evento e destacaram a atuação do governo nas melhorias do serviço de saúde no bairro.”Estou muito satisfeito por este acontecimento, a inauguração desse projeto que esperávamos há muitos anos vai melhorar ainda mais a saúde em nosso bairro”, destacou o presidente do Conselho Comunitário do Jaderlândia, José Maciel.

Ocenildo Cardoso, presidente da Associação de Moradores do bairro, enalteceu o esforço da gestão. “Sabemos que é difícil fazer tudo em quatro anos, se cada governante tivesse feito um pouco, nossa Jaderlândia já seria um excelente bairro, mas não é tarde para isso acontecer, agradeço a Prefeitura pelos serviços que foram feitos e a entrega deste equipamento tão importante”.

A moradora Orgarina Figueira da Silva, de 63 anos, participante do grupo de Hiperdia, ficou contente com a entrega da Academia. “Moro há 25 anos no bairro e estou muito contente pela inauguração desta academia. Muitas pessoas viviam muito doentes e com o grupão fazemos exercícios e ficamos bem. Com essa academia vamos ter mais saúde, nunca pensava que um dia íamos ter uma Academia da Saúde em nosso bairro. Um dia muito feliz”, destacou.

O presidente da comissão de Saúde da Câmara, Tadeu Cunha, ao parabenizar pela inauguração, comentou sobre a entrega não só dos equipamentos, mas também do profissional que fará o acompanhamento na academia.

“Fico feliz pelos profissionais aqui da Unidade que demonstram pelo amor a profissão, que é uma unidade referência para esta região. A Academia de Saúde com certeza vai trazer ainda mais melhorias para essa população, pois não estamos entregando só equipamentos, mas toda a sua estrutura com um profissional que orientará os usuários de acordo com sua necessidade”, observou.

A secretária de Saúde, Dayane Lima, ressaltou que a UBS é referência nos serviços em saúde desenvolvidos no bairro. A titular da Semsa também informou acerca do funcionamento da academia.

“A academia já está com a programação pronta para o início. As atividades acontecerão pela manhã e no final da tarde. Uma obra de 2014 que se torna realidade para contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de exercícios físicos, com orientação de um educador físico, para a prevenção de doenças”.

O prefeito Nélio Aguiar reiterou que a gestão vem realizando esforços para garantir melhorias na estrutura física das unidades de saúde. “Estamos em um constante planejamento para arrumar nossa unidades. Aqui no Jaderlândia, há anos não recebia esse tipo de serviço e não é só pintura, fizemos a troca de piso, reforma das instalações elétricas e hidráulicas, dentre outras. A nossa felicidade, também, é estarmos inaugurando a academia da saúde, uma obra concluída e entregue para beneficiar a população, depois de seis anos, que conseguimos destravar e tirar do papel. Mais de trinta obras paralisadas em Santarém e conseguimos dar andamento e uma dessas é esta academia”, ponderou Nélio.

Com investimento de R$ 96.837,76, a academia, cuja obra iniciou em 2014, é composta por dois banheiros (masculino e feminino), sala de convivência, sala de acolhimento e depósito, seguindo os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *