Ações ambientais abrem programação de 262 anos de Alter do Chão

O aniversário de 262 anos de Alter do Chão, distrito de Santarém, é hoje (6), e como comemoração a Prefeitura de Santarém está realizando na vila uma vasta programação que integra todas as suas secretarias municipais. Dentre elas ações ambientais promovidas na manhã desta sexta-feira (06), na Escola Sagrado Coração de Jesus e Escola Dom Tiago Ryan (anexo Alter do Chão), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)/Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam). Ocorreu ainda o Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC) com ações de saúde, lazer e cidadania.

Na Escola Sagrado Coração de Jesus teve o plantio de mudas de árvores frutíferas e sombreamento; palestra com tema ambiental; Projeto “Sala Verde” e “Cine ambiental”.

Atividades foram desenvolvidas em escolas do Distrito. Foto: Masih Saldanha.Enquanto isso, na Escola Dom Tiago Ryan (Anexo Alter do Chão), a Semma foi parceira da ação, juntamente com a Escola da Floresta e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) com a oficina: compostagem, jardinagem e mini-horta.

“Queremos cada vez mais parcerias. A Escola já trabalha a questão do meio ambiente e do lixo. Esse ano estamos com o Projeto da Água que aborda o tema ‘Água, um bem para todos”, ressaltou a diretora da Escola Sagrado Coração de Jesus, Mara Carvalho.

O comunitário Jonas Sousa ganhou uma muda de biribá e ipê rosa. Ele vai plantar no terreno de casa: “Vou levar pra casa, pois já tenho umas plantações lá e essa daqui. Vamos plantar e produzir novas mudas”.

“Celebrar o aniversário de Alter é poder destacar as belezas naturais desse lugar lindo, mas também ressaltar a importância de cuidados constantes que todos devemos ter”, disse a educadora ambiental Josilene Leão.

PROGRAMAÇÃO

A terra de encantos e magias completa 262 anos nesta sexta-feira (6). Consagrada como uma das praias mais bonitas do mundo, a vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, enriquece a Amazônia com mais de dois séculos e meio de belezas. Em celebração a data, a Prefeitura de Santarém programou atividades de cultura, saúde, lazer, educação e cidadania com a atuação integrada de suas secretarias.

A programação inicia às 9h, com a 4ª etapa de 2020 do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC). A ação será na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e proporcionará até às 13h diversos atendimentos como testes rápidos de saúde, emissão de documentos, atividades lúdicas, etc. A ação é fruto da integração de todas as secretarias de governo. O Programa funciona dentro da Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças (Semgof).

Confira aqui todos os atendimentos que serão prestados.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) irá promover palestra com tema ambiental, Projeto Sala Verde, cine ambiental e em parceria com a Escola da Floresta desenvolverá oficina de compostagem, jardinagem e mine-horta na Escola Dom Tiago Ryan (Anexo Alter do Chão) pela manhã. Em integração com a Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap), ocorrerão plantios de mudas das espécies frutíferas e de sombreamento.

Às 20h, o Projeto ‘Cultura na Comunidade’ leva para o elevado da Praça Sete de Setembro o talento dos artistas regionais da vila, além de apresentação do Grupo Regional Mocorongo, da cantora Maria Lídia, Coletivo de Mulheres do Carimbó do Oeste do Pará, Punk do Arrocha e Júnior Kanon. À frente desta atividade está a Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), ligado a Semc irá movimentar a vila com muitas atividades físicas dentre as quais torneio de futebol infantil e de vôlei, torneio no campo do Santo Antônio com os clubes de Alter do Chão, campeonato de xadrez e performance de zumba, durante todo o dia. As atividades se estendem ao domingo (8), com o TriAlter, natação por 3km, no Lago Verde.

Os comunitários e visitantes também irão gingar com a apresentação do Grupo Bailado de Carimbó que promete agitar a serena vila. Ação da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) atuam rotineiramente na vila. Desde o último mês, os serviços foram intensificados com limpeza, coleta de lixo, poda de árvores, retirada de entulho, roçagem, pintura de meio fio, manutenção de iluminação pública, manutenção de esgotamento, recuperação de calçadas e varrição.

O representante da Prefeitura de Santarém, agente distrital de Alter do Chão, Kleber Costa, reitera sobre a preocupação da gestão municipal em promover uma bonita festa. “A Prefeitura está com uma equipe intensiva de limpeza, manutenção e demais serviços de infraestrutura para enfatizar a beleza da vila que encanta a todos que a visitam. Diversos serviços são realizados à exemplo da coleta regular de lixo; esgotamento sanitário; manutenção da iluminação pública, das linhas de ônibus e dos banheiros químicos; retirada de entulhos e restauração de bueiros”.

E como em todo aniversário, Alter do Chão também soprará as velinhas com os tradicionais bolos de metro. À exemplo de anos anteriores, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) contribui com a produção e decoração de um bolo de 3 metros confeccionado pelos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A Secretaria fornece os ingredientes, o espaço e a alimentação para os idosos durante os dois dias de confecção. Outras 20 associações produzirão outros bolos que juntos somam aproximadamente 50 metros.

“Alter do Chão engrandece nossa cultura e turismo. Merece todo o nosso carinho, especialmente em seu aniversário quando completa mais de dois séculos de tradição, encantos. Lá, já entregamos uma Unidade Básica de Saúde novinha, um Cras e vamos iniciar as obras do Posto de Saúde 24 horas. E vem muito mais para Alter do Chão”, anunciou o prefeito Nélio Aguiar.

 

Por Agência Santarém

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *