Amazonas tem o primeiro caso confirmado de novo coronavírus na Região Norte

A Região Norte tem o primeiro caso confirmado de novo coronavírus. Nesta sexta-feira (13), o Governo do Amazonas divulgou a informação durante coletiva de imprensa. O estado tinha até então 12 casos suspeitos e oito descartados. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) trata-se de uma paciente do sexo feminino, 39 anos, que retornou da Europa esta semana.

Ela apresenta quadro de saúde estável e encontra-se em isolamento domiciliar. Familiares e pessoas próximas que entraram em contato com a paciente também estão sendo monitorados. A mulher chegou de Londres (Inglaterra) em 11 de março e, no dia seguinte, procurou uma rede de saúde privada que notificou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) como caso suspeito.

Após investigação epidemiológica, o Laboratório Central (Lacen) do estado confirmou o resultado positivo. Após o diangóstico, o governo definiu que os casos confirmados de Covid-19 considerados graves serão encaminhados para o Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz. A Secretaria de Saúde do Amazonas também estuda a ampliação de leitos de UTI na unidade, além da contratação de outros em hospitais da rede privada.

Nesta semana, o Lacen recebeu 500 kits de diagnóstico do Covid-19. A unidade também realizou o primeiro exame há dois dias,
com resultado negativo. Antes do recebimento dos kits, as amostras vinham para o Laboratório Central da Sespa no Pará.

Precauções

Por conta da confirmação deste caso, o governo adotou medidas preventivas que incluem a suspensão das aulas na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), vinculada à rede estadual de ensino, por quatro semanas. O governo amazonense está reforçando a vigilância nas áreas de fronteira e monitorando o Aeroporto Internacional de Manaus, que recebe a terceira revisão do plano de contingência. Também foi recomendada a suspensão de eventos e aglomerações de pessoas.

Fonte: O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *