Prefeitura entrega primeira etapa do projeto de modernização da iluminação pública da orla de Alter do Chão

As belezas naturais que todos contemplam em Alter do Chão, também poderão ser vistas durante à noite. Nesse sábado (14), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), entregou parte do projeto de modernização da iluminação pública da orla, com novas luminárias do tipo LED, no trecho entre a escadaria e a praia do Cajueiro. A próxima etapa contemplará a Praça 7 de setembro e o restante da orla.

“Só temos a agradecer. Sempre foi uma solicitação nossa essa iluminação. Alter do Chão precisava disso, porque as pessoas que visitam aqui permanecem durante à noite. Todos nós estamos muito felizes”, agradeceu o presidente do Conselho Comunitário de Alter do Chão, Júnior Souza.

O administrador da Vila, Kleber Costa, destacou que muitas pessoas deixavam de ficar na orla por conta da escuridão. “A iluminação antiga foi entregue em 2008 e apresentava muitos problemas. Os postes eram encostados no guarda corpo. Na época da cheia do rio a iluminação ficava comprometida porque os cabos eram subterrâneos e tinha fuga de energia. Com essas novas luminárias vai melhorar a qualidade de vida dos que trabalham e dos que estão aqui para lazer. O ambiente ficou mais agradável”.

O titular da Seminfra, Daniel Simões, ressaltou a economia que gera com a implantação das novas luminárias. “60% da energia elétrica será economizada. Foram investidos R$ 207.650, 62, sob a responsabilidade da empresa Endicon. Além de proporcionar uma notável economia de gastos, também tem desempenho consideravelmente superior ao das lâmpadas convencionais. O LED ainda colabora para o bem estar da população e para a preservação do meio ambiente, isso porque não possui materiais nocivos à saúde ou à natureza, como mercúrio ou chumbo. Vale ressaltar que a vila balneária recebe constantemente vários serviços de infraestrutura, como limpeza e manutenção de vias”.

Durante a entrega das novas luminárias, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, enfatizou o conjunto de ações voltado para Alter do Chão. “Já realizamos várias obras e serviços em Alter. Agora, em um ato simbólico, entregamos a luminárias de LED e a orla está bem iluminada. Antes, as fiações elétricas no tempo da enchente provocavam choque e tinham que ser desligadas. Então no inverno, a orla ficava escura. Resolvemos esse problema com essa nova iluminação, pois o cabeamento é aterrado e sem risco. Quem passar por aqui pode perceber que as luminárias são 360º, com iluminação na orla e da margem do rio. Nosso projeto é levar mais luminárias para as vias da vila, porque trazem mais segurança. Esse projeto é importante e transformador para Ater do Chão”, argumentou o prefeito.

Por Agência Santarém

RG 15 / O Impacto

Um comentário em “Prefeitura entrega primeira etapa do projeto de modernização da iluminação pública da orla de Alter do Chão

  • 17 de março de 2020 em 06:53
    Permalink

    Parabéns ao poder público pela obra, o turista e o povo local agradecem !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *