Fiocruz confirma mais dois casos de Covid-19 em Manaus

O Amazonas permanece com apenas um caso confirmado de Covid-19, pela Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM). No entanto, durante coletiva realizada na tarde desta terça-feira (17) a FVS informou que a Fiocruz confirmou mais dois casos no Amazonas. Ambos os casos ainda passarão por contraprova.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, dois casos foram notificados à instituição, em testes realizados pelo laboratório da Fiocruz. As amostras desses dois indivíduos foram coletadas e enviadas ao único laboratório considerado oficial pelo Ministério da Saúde (MS), o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/AM). O resultado oficial será divulgado nesta quarta-feira (18), pela FVS.

Os casos confirmados pela Fiocruz são do vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Jacob Cohen, que testou positivo para coronavírus no dia 16 de março, depois de retornar de uma viagem a São Paulo com os sintomas leves da síndrome, e do diretor da Fiocruz, o biólogo Sérgio Luis Bessa Luz, de 55 anos.

“Não tínhamos essas notificações. Tivemos hoje pela manhã, pelo pesquisador da Fiocruz que realizou a análises das amostras que deram positivo para Covid-19. Os pacientes procuraram o laboratório da Fiocruz para a realização do teste de suas amostras. Hoje, pela manhã, a Fiocruz entrou em contato conosco informando sobre esses casos e a partir desde momento, desencadeamos todas as medidas de vigilância que são: fazer a investigação do caso, identificar todas as pessoas que estiveram em contato e coletar novas amostras para poder comprovar ou descartar, os casos notificados como positivo”, disse.

Fonte: Portal D24AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *