UPA 24h amplia setor de recepção para melhorar o fluxo no atendimento aos casos suspeitos de Coronavírus

Para melhorar o fluxo no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), quanto a casos suspeitos da Covid-19, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está com o trabalho de ampliação da sala de recepção, para atender principalmente os pacientes com sintomas gripais, sintomáticos do Coronavírus. A previsão é que o novo ambiente esteja pronto na tarde desta quarta-feira (25).

A secretaria de Saúde, Dayane Lima, realizou uma visita ao local e explicou os motivos da ampliação do espaço. “Estamos com uma demanda crescente de pessoas com sintomas gripais e vamos destinar uma área para atender estes pacientes e dar maior agilidade, reduzindo o tempo de espera de casos que necessitarem deste atendimento, e ao mesmo tempo, direcionando os pacientes que vão à UPA para outros procedimentos. Reforço que o primeiro atendimento para pessoas que estão com sintomas gripais, com suspeita de coronavírus, são as Unidades de Saúde nos bairros de nossa cidade, que estão com suas equipes prontas para os atendimentos”, reforçou.

O diretor do Hospital Municipal e UPA, Silvério Cardoso, explicou como será o fluxo, a partir do funcionamento do espaço. “Vamos ter aqui uma equipe para o manejo, um profissional ficará na entrada para gerar o fluxo, tanto para a Unidade, quanto para este novo espaço. Os sintomas de síndrome gripal, como coriza, tosse e febre, já recebem uma máscara e vem para este novo espaço de espera, passa pela triagem da equipe de enfermagem, se tiver uma sintomatologia que requeira mais cuidados, vai para o atendimento médico e de acordo com a abordagem do médico, ou ele vai para o isolamento domiciliar, ou vai para o isolamento aqui na Unidade, onde procederemos com a coleta e os demais procedimentos.

Definição de casos suspeitos

Todo o indivíduo com febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar) e que nos últimos 14 dias antes do início do sintomas tenha históricos de viagem para áreas com transmissão confirmada, ou que nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas tenha tido contato próximo com casos suspeitos, ou confirmados da Covid-19.

Infecção pelo novo Coronavírus

Negativo: segue o fluxo normal de atendimentos.

Positivo: Procede-se com o preenchimento da ficha de notificação compulsória e solicita-se coleta de uma amostra, pelas técnicas de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral) para encaminhamento aos serviço de vigilância do município para enviar ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em até 24 horas.

Durante este processo, a Vigilância inicia uma investigação imediata para a busca de novos casos suspeitos, com isolamento precoce do paciente suspeito, por medidas de precaução padrão, com contato de gotículas e orientação para lavar as mãos frequentemente com água e sabão.

Após a notificação é fornecido máscara cirúrgica ao paciente e aos acompanhantes. Aos profissionais de saúde também utilizam máscara (N95) e/ou máscara cirúrgica ao realizar avaliação no paciente.

Quando há sinais de complicação

Se não há sinais: realiza-se o atendimento ao paciente e se prescrever sintomático, é recomendável isolamento domiciliar de até 14 dias.

Se há sinais: o paciente será encaminhado para a internação hospitalar (Hospital Municipal – Hospital Privado – Hospital Regional)

Enquanto o paciente o paciente permanecer no hospital, deve-se mantê-lo em enfermaria determinada para isolamento, com precauções respiratórias por gotículas.

Mesmo sem casos confirmados em Santarém, a Prefeitura adotou uma série de medidas preventivas à pandemia do Coronavírus (Covid-19). Confira quais são. No entanto, o isolamento social é a melhor prevenção e as medidas só surtirão efeito se a população se conscientizar e colaborar. Fique em casa!

Por Agência Santarém

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *