Nélio Aguiar determina toque de recolher em Santarém

Em alteração e acréscimo de determinações a Decreto Municipal, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, na terça-feira, 7 de abril, estabeleceu entre outras medidas de combate ao novo coronavírus, o chamado toque de recolher, com o início previsto para o dia 9, indo  até o dia 19 de abril, no período de 21h às 5h.

Outras medidas, que são mais rígidas, destaque para a recomendação para a utilização de máscaras, com obrigatoriedade, em feiras livres e mercados municipais.

O decreto determina ainda que todo estabelecimento comercial é obrigado a fornecer aos seus colaboradores Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e oferecer aos seus usuários alternativas de higienização (água e sabão e/ou álcool em gel). Em se tratando de local de atendimento ao público, o proprietário fica obrigado a realizar a marcação para filas, com distância mínima de 1 metro para pessoas com máscara e 1,5 metro para pessoas sem máscara, inclusive na sua área externa.

Excepcionalmente e pelo período de 15 dias, fica proibida a realização de cultos, missas e outros eventos religiosos presenciais.

Toque de recolher

Fica determinado toque de recolher pelo período de 09 a 19 deste mês, das 21h às 05h, para confinamento domiciliar obrigatório em todo o território municipal. Está terminantemente proibida a circulação de pessoas, exceto a circulação quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência.

A locomoção no horário em que vigorar o toque de recolher, quando extremamente necessária, deve ser realizada de maneira individual, sem acompanhante.

A circulação será permitida apenas para prestadores de serviços na área de saúde, segurança, assistência social, delivery de alimentos, trabalhadores que estejam em turno de serviço e funcionários de empresas privadas que estejam trabalhando no período noturno, desde que comprovada a necessidade, urgência no deslocamento, com identificação funcional.

Em razão do toque de recolher fica proibida a circulação e permanência de pessoas nos parques, praças públicas municipais, orlas, ruas e demais logradouros, com o objetivo de evitar aglomerações.

Poderá ocorrer apreensão de veículos e condução forçada de pessoas pelas autoridades competentes por conta de descumprimento desta parte.

Máscaras

A partir desta quinta-feira (09) será obrigatório o uso de máscaras de proteção nas feiras livres e mercados municipais, para feirantes e consumidores.

Fica recomendado, também, o uso massivo de máscaras de proteção, confeccionadas em tecido ou material similar, em conformidade com a orientação do Ministério da Saúde, em especial, quando houver necessidade de interrupção provisória do isolamento social, para evitar a transmissão comunitária da Covid-19.

Veja o documento na íntegra.

 

*Matéria atualizada às 20h, para correção de informações. Não se trata de novo decreto, mas sim alteração e acréscimo em Decreto já existente.

RG 15 / O Impacto com informações Agência Santarém

4 comentários em “Nélio Aguiar determina toque de recolher em Santarém

  • 8 de abril de 2020 em 21:46
    Permalink

    Certíssimo uma atitude racional,

    Resposta
  • 8 de abril de 2020 em 20:06
    Permalink

    A ordem veio do governador, por saber que Nélio iria liberar cultos religiosos. O governador mexeu com sentimentos de religião, DEUS não tem religião, mais tem ações. Santarem e uma terra religiosa, estão blefando a DEUS. Aguardem o retorno, ele pode ser catastrófico, os religiosos, também rogam pelo Juízo de DEUS.

    Resposta
  • 7 de abril de 2020 em 22:48
    Permalink

    O Governo Federal tem que acabar com eese alarde de prefeitos e desgovernadores, JAAAAAA…

    Resposta
    • 8 de abril de 2020 em 09:01
      Permalink

      Concordo. Estão se aproveitando politicamente dessa situação.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *