Em Santarém, testes rápidos serão utilizados prioritariamente em profissionais da saúde e pacientes sintomáticos

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu hoje os testes rápidos adquiridos com recursos próprios. A Semsa aguarda ainda uma segunda remessa que deve ser disponibilizada pelo Governo do estado, por meio da Secretaria de estado de Saúde do Pará (Sespa). Com resultado em até 20 minutos, os testes rápidos são indicados apenas para os profissionais dos serviços de saúde e pacientes que estejam com sintomas gripais. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, Santarém possui 10 casos confirmados de Covid-19, com 1 óbitos, 32 exames negativos e outros 22 em análise.

De acordo com Dayane Lima, titular da Semsa, os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta. “Para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19”, explica a secretária.

De acordo com o Ministério da Saúde, o chamado ‘teste rápido’ é um teste qualitativo para triagem e auxílio do diagnóstico. “Portanto, o teste deve ser usado como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico do Covid-19. Resultados negativos não excluem a infecção por SARS CoV 2”, ressalta Dayane. “E sendo positivo faremos a contraprova no Lacen”, acrescenta.

A população não deve ir às unidades de saúde solicitar a realização dos testes rápidos. “É importante que se faça destaque a essa informação: os testes rápidos são para os profissionais dos serviços de saúde e pacientes que estejam com sintomas gripais”, ratifica Dayane Lima.

O prefeito Nélio Aguiar lembra que, segundo o Ministério da Saúde, o mês de abril é muito importante para conter o avanço da Covid-19. Ele pede compreensão e ajuda da população para o cumprimento das medidas de prevenção ao avanço da doença.

“Os testes rápidos são uma ajuda bem-vinda que adquirimos, mas o isolamento social, o distanciamento, a proteção aos grupos de risco, as medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória, são essenciais para evitar contágio e disseminação da doença. Vamos estar atentos às medidas e seguir as orientações. Juntos vamos vencer esse momento difícil”, destacou o prefeito.

Por Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *