Diagnosticado com covid-19, secretário Pixica permanece na UTI

Por meio de nota, a Prefeitura de Santarém, com autorização da família, informou que o “secretário Municipal de Cultura, Luis Figueira “Pixica”, que testou positivo para a Covid-19, está afastado de suas funções e ainda encontra-se internado. O secretário de Turismo, Diego Pinho, reponde interinamente pela pasta de Cultura”, e segue.

“A família informou que o primeiro exame de Luis Pixica testou negativo, resultado informado no dia 4 de abril. Foi realizada a contraprova, que testou positivo, resultado informado no dia 10 de abril. O secretário deu entrada no dia 31 de março num Hospital particular, apresentando tosse e outras complicações. Ele foi submetido a um exame de imagem pulmonar, no qual os médicos identificaram uma infecção severa bilateral. Pixica foi internado e entrou em quadro de isolamento como suspeito de contaminado pelo novo coronavírus.

De acordo com a família, no mesmo dia, a situação respiratória teve agravamento. No dia seguinte, o secretário foi entubado e seu quadro agravou ainda mais. Ele foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de isolamento do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Lá, Pixica permanece internado e sedado até o dia de hoje, seu estado clínico é delicado apesar de apresentar melhoras na atividade pulmonar.

Pouco antes de começar a sentir os sintomas da doença, o secretário estava trabalhando home office e evitou contato direto com servidores, além de ter optado bem antes pelo uso frequente da máscara por estar incluído no grupo de risco. Até o momento nenhum servidor da Cultura apresentou sintomas da doença”. 

Por Agência Santarém

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *