Instituições ajuízam ação e pedem a adoção de lockdown em Altamira

O Ministério Público do Estado e as Defensorias do Estado e da União  ajuizaram ação que pede  adoção de lockdown – que é o bloqueio total da circulação – no município de Altamira, sudoeste paraense. O objetivo é reduzir o aumento do número de casos de pessoas contaminadas pela covid-19, e também assegurar o direito à saúde e à vida das pessoas, as quais não contarão com acesso ao sistema de saúde pública de forma suficiente a todos. A cidade possui, até agora, com 163 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Outro pedido feito na ação é que a Prefeitura Municipal de Altamira cumpra medidas destinadas à quarentena e ao isolamento social, para o enfrentamento à pandemia, incluindo, expressamente, a determinação de estender, pelo prazo mínimo de 15 dias, a suspensão de todas as atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde, conforme já expresso no decreto do Governo do Estado.

A Ação Civil Pública pede a proibição de circulação de pessoas em todo o município de Altamira, exceto nos casos expressamente previstos em decreto, incluindo as atividades essenciais; além da apresentação de relatórios semanais da Vigilância Sanitária, enquanto durar o estado de pandemia.

Por fim, as instituições proponentes pedem a vedação da entrada de carros particulares e de pessoas que não possam comprovar residência no município ou que não desempenham trabalho essencial em órgãos públicos, excetuado o transporte de pessoas para atendimento de saúde, desempenho de atividades de segurança ou no itinerário para trabalho em serviços considerados como essenciais por decretos Estadual e Municipal.

Assinaram a ação os promotores de justiça de Altamira, Daniel Bona, Nayara Negrão e Paloma Sakalém;   a defensora pública do estado Andreia Macedo Barreto; e o defensor público federal, Paulo Sérgio Filho.

O número do processo para acompanhamento que tramita na 3ª Vara Cível de Altamira é o 0801189-03.2020.8.14.0005

Acesse aqui a ACP na íntegra.

 

RG 15 / O Impacto com informações do MPPA

2 comentários em “Instituições ajuízam ação e pedem a adoção de lockdown em Altamira

  • 26 de maio de 2020 em 11:16
    Permalink

    Morto não terá mais a imunidade baixada e nem vai precisar mais comer.

    Resposta
  • 23 de maio de 2020 em 15:34
    Permalink

    Sem emprego e mal alimentada, a população terá sua imunidade baixada a zero, daí o covid vai matar mesmo !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *