Prefeito Nélio Aguiar ressalta a necessidade da população procurar atendimento precoce caso apresente sintomas da covid-19 e assim evitar complicações

Após informar sobre o novo serviço de delivery para entrega de medicação para pacientes de covid-19 monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA), o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, ressaltou a necessidade das pessoas que apresentarem sintomas, procurem o quanto antes as unidades de saúde do município, para que evitem a piora do quadro.

“Se você tem sintomas, procure logo o atendimento. Não vá ficar em casa, cinco, seis, sete dias, esperando melhorar. Não faça isso, porque é um risco muito grande, pois quando você piorar, por ter ficado em casa, sem ter ido ao médico, sem tomar remédio, quando piorar, já é uma situação, às vezes grave, que quando chega na UPA, chega em uma fase quase que no óbito. Numa fase tão grave, que ou você entuba ou coloca no oxigênio, no aparelho, se não o paciente acaba evoluindo a óbito”, disse Aguiar.

Segundo o gestor municipal, existem estudos que estabelecem que o atendimento nos primeiros dias do aparecimento dos sintomas, a medicação administrada tem mais eficácia, evitando a evolução negativa do quadro clinico.

“Então, vamos cuidar disso na fase inicial. Apareceram os sintomas, no primeiro dia vamos procurar logo atendimento, porque até o quinto dia, tem estudos que comprovam, que se a gente entrar com a medicação até o quinto dia surgimento dos sintomas, a gente evita a evolução da doença, da covid-19 para os casos graves, e assim reduz bastante o número de óbitos. Vamos prestar atenção nestas recomendações, se adoecer, se tiver sintoma, vamos procurar logo atendimento, que vamos fazer de tudo para que você possa ser atendido, e para que não falte medicação para o tratamento da covid-19”, argumentou Nélio Aguiar.

O prefeito ressalta que aos primeiros sintomas, a população pode se dirigir aos Centros de Referências como o que está funcionando na Escola Ubaldo Corrêa, na Fernando Guilhon e o que será implantado na Nova Republica, na Escola Princesa Isabel, além da UPA 24h.

“Começou a sentir febre, dor de garganta e outros sintomas, deve-se procurar logo esses Centros para garantir o atendimento médico e a medicação, e assim iniciar precocemente o tratamento dessas pessoas para evitar um agravamento da doença, reduzindo o número de óbitos, e também evitar que a pessoa tenha a necessidade de leitos de UTI ou de aparelho de respiradores. Esse é o nosso foco principal, garantir o atendimento e garantir a medicação”, disse Nélio.

DELIVERY DE MEDICAMENTOS PARA PACIENTES MONITORADOS

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia nesta segunda-feira a entrega de medicamentos a pacientes monitorados por meio do serviço de delivery.

O objetivo é promover o isolamento social, facilitando a vida dos pessoas que não podem sair de casa e dos pacientes que estão sendo monitorados ou mesmo já cometidos da covid-19.

“Nesta segunda-feira, 18, já vamos está implantando o serviço que será feito por motoboys. O delivery de medicamentos será feito aos pacientes com receita”, explica o prefeito Nélio Aguiar, acrescentando que é mais uma medida de prevenção ao avanço do novo coronavírus em Santarém.

A secretaria municipal de Saúde, Dayane Lima, explica que os pacientes que procurarem as unidades de saúde como a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24H) vão ser notificados e monitorados.

“Ele recebe uma receita e já encaminha para a equipe dele e, automaticamente, a Semsa por meio do serviço de delivery vai fazer a entrega do remédio”, explicou Dayane.

O prefeito Nélio Aguiar afirma que as políticas públicas de prevenção e de combate ao novo coronavírus continuam avançando, mas é de vital importância a contribuição da população.

“Vamos manter o isolamento e o distanciamento social. Quem não for trabalhar fique em casa e não incentive a sair quem pode ficar em casa. Se precisar sair, use máscara”, lembrou o prefeito de Santarém.

RG 15 / O Impacto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *