Serviço de Sanitização é intensificado nas feiras e mercados em Santarém

Sanitização de espaços e ruas públicas é mais uma medida da Prefeitura de Santarém e parceiros para combater o novo coronavírus.O aumento dos cuidados com a higiene pessoal é uma das principais medidas sugeridas por especialistas da área da saúde para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus. Atenta às recomendações, a Prefeitura de Santarém tem intensificado os trabalhos de sanitização em pontos de maior circulação de pessoas. Nesta quarta-feira (20), os Mercados Modelo e 2000, além da Feira da Cohab receberam a ação. 

O serviço é realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), Infraestrutura (Seminfra), Mobilidade e Trânsito (SMT), Agricultura e Pesca (Semap), Vigilância Sanitária, conta ainda com a parceria do 4º Grupamento de Bombeiro Militar, Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Lojista de Santarém (Sindilojas), Iate Clube de Santarém, Associação dos Contadores (Vox Contabil), Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). 

Secretário Bruno Costa acompanhou a execução da medida. O objetivo da medida, segundo o Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, que esteve presente na ação, é garantir a segurança não apenas dos frequentadores, mas, também, de todos os permissionários que atuam nas feiras e mercados. O titular ressaltou ainda que desde o primeiro momento em que foi anunciado o surgimento da pandemia, diversas ações foram implementadas nos locais a fim de minimizar danos e, principalmente, garantir a segurança de todos. “O mais importante nesse momento é unirmos esforços para salvar vidas e essa tem sido a maior preocupação do nosso prefeito Nélio Aguiar que vem nos cobrando bastante ações de combate a pandemia. Por isso, intensificamos o processo de sanitização, tornando assim o ambiente mais seguro e acolhedor”, pontuou o titular.

A aplicação do material é realizada por agentes especializados e capacitados logo após o encerramento do horário de atendimento ao público, ou seja, sempre no início da noite para a eficácia do trabalho. 

Mercados Modelo e 2000, além da Feira da Cohab receberam a ação. De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária, Walter Matos, a Prefeitura de Santarém está seguindo todos os protocolos para o enfrentamento e bloqueio da Covid-19, avançando com medidas de contenção e barreiras sanitárias, implementadas diariamente, contra a proliferação do novo coronavírus. “A sanitização vem sendo feita em vários órgãos públicos e outros locais onde há ou tenha havido aglomeração de pessoas. Se trata da manipulação da água sanitária e o hipoclorito de sódio, que misturamos na água para se transformar em um ácido hipocloroso, o qual elimina os vírus e bactérias”, relatou.

A Prefeitura por meio da Semap adotou desde o inicio da pandemia diversas medidas para garantir a segurança dos frequentadores e permissionários das feiras e mercados municipais. Uma delas foi a obrigatoriedade do uso de máscaras para feirantes e consumidores. Recentemente, houve a entrega de 78 kits de limpeza e 200 máscaras de proteção facial aos trabalhadores dos boxes do Mercadão 2000, este por ser um grande polo de distribuição de alimentos no município.

Diariamente, fiscais da Semap realizam o trabalho de conscientização com a população e feirantes para que respeitem as exigências de higienização, distanciamento, horário de funcionamento, entre outras medidas preventivas, além de reforçar a fiscalização. “Peço às pessoas que fiquem em casa e evitem circular na cidade, pois quanto menos pessoas estiverem nas ruas, menos contágio terá”, ponderou Bruno Costa. 

A Semap é a pasta responsável pela delegação da prestação do serviço, utilização, locação, uso/exploração dos bens ou espaço públicos situados nos mercados de Santarém.

RG 15 / O Impacto com informações da Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *