Rádio 94 FM: a primeira emissora com som estéreo de Santarém, completa 40 anos

Há quarenta anos, no dia 26 de maio de 1980, entrava no ar a Rádio Tapajós FM, primeira rádio FM no interior da Amazônia. A ideia dos fundadores era proporcionar, em plena ditadura militar, uma nova opção em comunicação para os santarenos.
A chegada da primeira rádio com som estéreo no oeste do estado, foi motivo de muita festa para os santarenos e alegria para seus fundadores, Joaquim da Costa Pereira e Paulo Campos Correa, que um ano antes já haviam presenteado à população com a TV Tapajós, também pioneira em televisão no oeste do Pará.
No início de suas atividades a 94 FM retransmitia a programação da Rádio Transamérica FM de São Paulo. Na época não existiam profissionais treinados em Santarém, para atuar em locução de rádio FM, toda programação vinha em rolos de fitas, tanto a parte musical como a locução da Rádio Transamérica, de São Paulo. Não existiam CDs, MP3, telefones celulares, computadores, playlist e tantas outras tecnologias, que a cada dia nos surpreendem mais. Antigamente, as rádios funcionavam com fitas cassete e de rolo, discos de vinil, tape deck e casseteira.
Hoje, a emissora que faz parte do Sistema Tapajós de Comunicação, é uma referência e modelo em rádio FM no Norte do Brasil. Promove a cidadania e a comunicação entre os ouvintes, presta serviços à sociedade, divulgando programas e ações sociais, e tem sido um importante veículo que proporciona entretenimento para os seus ouvintes.
O jornalismo da 94 FM é interativo, os locutores e produtores fazem rádio para o cidadão, atentos para as necessidades da população. Na 94 FM, o ouvinte faz as pautas, perguntas, tira as suas dúvidas sobre determinados assuntos e interage com outras pessoas. A rádio dispõe de uma unidade móvel, equipada com tecnologia moderna, onde diariamente o repórter 94 repassa aos ouvintes tudo o que acontece na cidade e região. Os temas mais relevantes são discutidos às quintas feiras no programa Mesa Redonda. E de segunda à sexta feira, temos o resumo dos principais fatos do dia no Meio Dia em Ponto- o radiojornal da 94 FM, referência na região.
Ao longo desses 40 anos, a primeira FM santarena também ajudou a mudar os costumes na vida de muitas pessoas. Aproximou outras tantas, através dos programas românticos e contribui diretamente no desenvolvimento da região.
Para a diretora executiva do STC, Vânia Pereira Maia, chegar aos quarenta anos é sem dúvida motivo de muita alegria, já que ao longo dessas quatro décadas muitas batalhas foram vencidas, com muito sacrifício, ousadia e determinação. Mas para chegar até aqui, muitos foram os personagens dessa história… Vânia Maia fala com saudade de seu pai, Joaquim da Costa Pereira, o grande idealizador. Para ela, contar a história da 94 FM é viajar no tempo, numa época em que tudo era muito mais difícil, num tempo em que só empresários muito ousados tinham coragem de enfrentar os desafios de fazer comunicação na Amazônia.
A primeira FM de Santarém, segue líder absoluta de audiência na região oeste do Pará, foi a primeira FM a entrar 24 horas no ar, com programação 100% local e para todos os gostos. A cobertura é muito abrangente no oeste do estado, a rádio também está no satélite com recepção digital na frequência 3910 RS
Com polarização vertical no satélite C 2 e na Internet, o mundo pode acompanhar a programação da 94 FM através dos aplicativos.
Ao completar 40 anos de lutas e conquistas, diretores e funcionários da emissora têm o orgulho de dividir e festejar com cada ouvinte, do mais próximo ao mais distante, pois são eles a razão do sucesso do Sistema Tapajós de Comunicação.

94 FM – Sempre pensando em você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *