Prefeito recebe governador que assina convênio para exames e anuncia mais leitos de UTI

Ao lado do prefeito Nélio, Helder anunciou novos leitos de UTI para SantarémO prefeito Nélio Aguiar recebeu na tarde desta quinta-feira, 28, o governador Helder Barbalho, que visitou o Hospital de Campanha e o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade referência no tratamento da covid-19, na região oeste do estado.

O gestor santareno pediu ao governador mais remédios para o tratamento de pacientes suspeitos e positivos de covid-19. Também pediu a conservação da rodovia estadual Translago, via de grande importância circulação de pessoas, de mercadorias e de produção agrícola, na região do Lago Grande.

Helder e Nélio visitaram o Hospital de Campanha“Solicitamos mais remédios para tratar a população contra essa pandemia. Estamos trabalhando em várias frentes de combate nesta guerra contra a covid-19. Inauguramos recentemente duas Unidades Descentralizadas de atendimento a pacientes com sintomas gripais. Já realizamos quase dez mil atendimentos e temos mais de 4 mil pacientes em monitoramento. Essa política de prevenção gera enorme demanda de medicamentos. Aproveitamos a oportunidade para solicitar ao nosso governador a conservação da rodovia Translago”, disse Nélio Aguiar.

Do aeroporto, Helder foi até o Hospital de Campanha, onde existem cerca de 60 pacientes internados. Em seguida, foi até o HRBA, onde assinou um convênio em parceria com a Universidade do Oeste do Pará (UFOPA), que vai possibilitar a realização de exames e testes para detecção da covid-19.

“Já havíamos feito um pedido ao governador para a instalação de uma unidade do Lacen (Laboratório Central), que realiza esses exames, mas que só possui uma unidade em Belém. Essa regionalização é de vital importância nesta guerra. Esse convênio vai contemplar o nosso pleito e quem ganha é a população da região”, explicou Nélio Aguiar.

Assinatura do convênio para realização de exames no HRBAA realização de exames em Santarém deve começar nos próximos dias. “A partir dos próximos dias os exames laboratoriais de covid-19 não mais precisarão ir para Belém. O convênio permite que o HRBA possa se estruturar para realizar esses exames. Mas de que forma, porque estamos vendo a possibilidade de mandar e insumos, ou eles terão autonomia para comprar esses insumos. A assinatura do convênio é importante para dar rapidez às pessoas sobre os resultados de covid-19 e principalmente, dar velocidade ao diagnóstico e tratamento adequado dessas pessoas”, informou Helder Barbalho.

Outra importante notícia na guerra contra o novo coronavírus em Santarém é a ampliação dos leitos de Tratamento Intensivo (UTI’s) no HRBA e no Hospital de Campanha. “Dentro do nosso planejamento temos 53 leitos de UTI para a região oeste do Pará, iremos abrir mais 29 e na semana que vem, por ocasião da inauguração do Hospital Regional do Tapajós, iremos aumentar para 164 leitos. Tudo isso vem sendo feito em cima de um trabalho que envolve todas as regiões do Pará”, afirmou o governador.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *