Alerta – Cuidado para não cair no golpe da falsa notificação da Receita Federal

Nesse novo golpe, o contribuinte recebe pelos Correios um documento da Receita Federal informando que ele está na malha fina devido a erros nos dados bancários. A falsa notificação pede então à vítima que acesse um site e informe seu CPF e seus dados bancários. No entanto, esse site é falso e seu intuito é o de roubar as informações bancárias.

Para tentar assustar a vítima e induzi-la a seguir as instruções da notificação, o texto diz que a pessoa está com “graves irregularidades”, sendo necessário fazer a correção dos dados bancários para evitar “multas e futuros problemas”. Além disso, para enganar a vítima, a falsa notificação também apresenta o logotipo da Receita Federal e uma assinatura de um(a) suposto(a) auditor(a) da Receita Federal. Todavia, o nome do(a) suposto(a) auditor(a) não é possível de ser identificado. Outro ponto que chama a atenção é o fato da mensagem desaconselhar a vítima a procurar uma unidade da Receita Federal, algo muito estranho.

O Whatsapp, que costuma ser um meio de disseminação para vários golpes e notícias falsas, dessa vez está sendo usado para alterar sobre esse golpe. Vários usuários do aplicativo de mensagens estão compartilhando a mensagem de alerta sobre o golpe da falsa notificação da Receita Federal. A seguir, reproduzimos a mensagem de alerta, para que você consiga identificar caso receba essa falsa notificação da Receita Federal pelos Correios.

golpe falsa notificacao Receita Federal

O que fazer caso você receba a falsa notificação da Receita Federal

Primeiramente, não acesse o site informado na carta. O site oficial da Receita Federal é https://receita.economia.gov.br, portanto a Receita Federal dificilmente pedirá para você acessar um site que não seja domínio .gov.

Caso você receba algum comunicado da Receita Federal solicitando acesso a um site desconhecido, pedindo para você fazer algum depósito bancário ou solicitando informações pessoais, entre em contato com a Receita Federal pelos canais oficiais para pedir maiores esclarecimentos, pois isso provavelmente é algum golpe. Você pode entrar em contato com a Receita Federal por meio doo número 146.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *