Prefeitura de Santarém amplia frota do transporte escolar com a entrega de 24 novos ônibus

A cerimônia de entrega dos veículos foi realizada na tarde desta quinta-feira, (18), no hall da Prefeitura de Santarém, como parte das comemorações do aniversário de 359 anos de Santarém, no dia 22 de junho.

Na ocasião o prefeito Nélio Aguiar, para simbolizar o momento histórico, entregou a chave de um dos veículos à secretária municipal de Educação, Mara Belo. Com o retorno das atividades escolares os carros novos vão integrar à frota do transporte escolar do município de Santarém, viando atender alunos que estudam na zona rural do município.

Mara Belo, por sua vez, informou que atualmente, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação atende diariamente a 1.317 alunos. Com os 24 ônibus novos, serão atendidos mais 2.064 estudantes, totalizando 3.381 alunos que serão beneficiados.

A titular da Semed destacou ainda que a renovação e ampliação da frota de ônibus vai dobrar a oferta de vagas para condução dos alunos o que representa um avanço grandioso. Mara Belo lembrou que as comunidades na Amazônia são distantes uma das outras, o que exige essa modalidade de transporte para atender os estudantes que moram nessas localidades.

“Hoje é um dia de muita alegria”. Segundo a secretaria de Educação, entregar 24 ônibus e duas camionetes da marca Triton é resultado de um planejamento exequível. “Somado a isso o trabalho dedicado, responsável e comprometido dos servidores da Semed que fazem e educação acontecer na chão da escola. Os ônibus novos vão contribuir com a melhoria na educação e ajudar a reduzir a evasão escolar”, concluiu.

O presidente da Câmara de Santarém, vereador Emir Aguiar (Podemos), parabenizou o prefeito pela gestão austera. Emir, também, reconheceu as contribuições da Semed nesse momento tão delicado. “A Semed vai fazer a diferença com a entrega de obras e serviços no aniversário de 359 anos de Santarém”, finalizou.

O deputado federal Júnior Ferrari (PSD) comerou o início dos festejos do aniversário de Santarém com a entrega de 24 ônibus à comunidade escolar. O parlamentar anunciou que destinou diversas emendas do mandato dele que serão destinadas à Santarém. Exaltou o compromisso do prefeito Nélio Aguiar com o erário público. Disse que os convênios e emendas só são possíveis por que Santarém está adimplente.

O prefeito Nélio Aguiar pediu aos presentes uma oração em intenção à saúde da professora e vereadora Maria José Maia (DEM), que está internada por conta da Covid-19. Nélio disse que iniciar as comemorações do aniversário de Santarém com investimentos na educação é motivo de festa. Segundo o gestor, a gestão municipal se pauta pela seriedade com o dinheiro público. Ele revelou que hoje a nota do município sobre a situação fiscal é ‘A’. A maior e a melhor nível que o município pode alcançar.

O prefeito lembrou que no início de sua gestão, em 2017, o município estava inadimplente com cerca de R$ 40 milhões de débito deixadas por gestões anteriores, com isso, o pagamento dos servidores da educação atrasava. Agora, a Prefeitura de Santarém está pagando os servidores com antecedência. Alem disso, conseguiu cumprir com pagamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos professores.

Somado a tudo isso, os investimentos no mobiliário das escolas da cidade e do interior, 500 lousas em vidro temperado e durante o aniversário de Santarém a entrega de 21 escolas construídas, ampliadas e reformadas.

O programa ‘Caminho da Escola’ objetiva renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipal, do DF e estadual da educação básica pública. Voltado a estudantes residentes, prioritariamente, em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nestas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte.

RG 15 / O Impacto com informações da Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *