Academias e restaurantes reabrem nesta segunda-feira (29/06) em Santarém

Em prosseguimento à reabertura gradual dos setores da economia, academias de ginástica e similares; restaurantes; lanchonetes e food trucks, além de hotéis e similares, poderão reabrir nesta segunda-feira (29) em Santarém.

Os empreendimentos devem respeitar restrições em relação ao distanciamento social recomendado, medidas de higiene e demais recomendações das autoridades sanitárias.

De acordo com a prefeitura, academias de ginástica; musculação; crossfit; funcionais; estúdio de pilates; danças e academias de artes marciais passam a funcionar das 06 às 22h. Em todas essas atividades fica proibido o contato físico entre usuários e praticantes, seguindo as recomendações das autoridades de saúde, entre as quais:

-Adotar sistema de escalas, revezamento de turnos e alterações de jornadas para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de funcionários;

-Atender e receber usuários por grupos previamente agendados por aplicativos ou similares, devendo o número de alunos ser proporcional a 40% da capacidade de lotação do estabelecimento;

-Disponibilizar horários específicos para atendimento de idosos e grupos de risco, sem que haja circulação destas pessoas nos demais horários;

-Manter controle e aferição de temperatura corporal de qualquer pessoa, devendo ser impedida de entrar (colaborador ou cliente) que ateste temperatura superior a 37,8° C ou que apresente quadro gripal;

-É obrigatório o uso de máscaras e os estabelecimentos precisam demarcar o distanciamento mínimo que oriente os clientes em atendimento, tanto para formação de eventuais filas, quanto para a permanência em espaços comuns e aparelhos;

-Quaisquer atividades coletivas que gerem aglomeração estão suspensas, a exemplo de aulões, competições, festividades ou qualquer outro evento que possa gerar aglomeração.

-É obrigatório a disponibilização de álcool em gel 70% ao lado da catraca de entrada, que será desativada.

-É obrigatória a higienização em todas as superfícies de toque (alteres, colchonetes, caneleiras, bancos, equipamentos, teclados, catracas, máquinas de cartão de crédito, balcões e etc).

-Deve haver intervalo de no mínimo 20 minutos entre a saída de um grupo e a entrada de outro, de forma a evitar o cruzamento entre os usuários e permitir a limpeza do piso e aparelhos do estabelecimento.

Restaurantes, lanchonetes e food frucks

Os restaurantes, lanchonetes e food trucks ficam autorizados a funcionar das 06h às 22h, inclusive aos domingos, adotando as seguintes medidas, entre as quais:

-Impedir o ingresso de pessoas que não estejam fazendo uso de máscara;

-Manter controle e aferição de temperatura de colaboradores e clientes;

-Manter à disposição e em local de fácil acesso álcool em gel 70%;

-Interditar os chamados ‘Espaços Kids’ e demais áreas de recreação infantil;

-Fixar limite dois metros entre as pessoas em filas de espera;

-Redução do quantitativo de clientes limitado a 50% da capacidade total;

-Distanciamento de dois metros entre as mesas;

-Proibição de mesas comunitárias;

-Caso seja necessário utilizar senhas, agendamentos ou outro sistema eficaz para evitar filas e aglomeração;

-Determinar aos funcionários a utilização de EPI’S, como máscara, gorro e avental;

-Manter louças e talheres higienizados e devidamente individualizados para evitar a contaminação cruzada;

-Higienização permanente de mesas, equipamentos, cardápios, teclados, etc;

-Manter a higienização permanente dos espaços.

Hoteis e similares

Os hoteis, pousadas e afins ficam autorizados a funcionar segundo seus respectivos alvarás de funcionamento, a partir da publicação deste Decreto, desde que adotem medidas prioritárias:

-Manter controle e aferição de temperatura de qualquer pessoa que adentre ao estabelecimento;

-Os hóspedes deverão utilizar máscaras em todos os espaços comuns;

-Deve ser priorizado check-in eletrônico para atendimento presencial;

-É proibida a presença de pessoas que excedam a capacidade do quarto;

-Fica vedado o café da manhã coletivo na modalidade self service, devendo permanecer suspensos e inacessíveis o uso coletivo de espaço como academias, saunas de reunião, piscinas, playground e afins;

-Serviços de alimentação, como restaurantes, bares e lanchonetes, poderão atender aos hóspedes somente em serviço de quarto ou em espaço com uso de mesas apenas para duas pessoas e com distanciamento mínimo de dois metros.

-Todos os trabalhadores deverão usar máscaras;

-O estabelecimento deverá definir e executar protocolos de desinfecção de ambientes, superfícies e equipamento diário para todos os ambientes e após cada check-out de hóspedes;

O comércio não essencial em geral permanece funcionando das 9h às 15h. Casas veterinárias, lojas de materiais de construção, revendas de óleo e lubrificantes, fornecimento de peças e manutenção de bicicletas, serviço e fornecimento de artefatos de pesca, serviço de manutenção e fornecimento de baterias automotivas ou similares e demais atividades essenciais, deverão funcionar das 08h às 18h.

Shoppings Centers – Abertos desde o último dia 17. Eles ficam autorizados a funcionar a partir deste dia 17, quarta-feira, das 12h às 20h, exceto aos domingos. Eles ficam obrigados a cumprir uma série de normas, inclusive com a interdição de parques infantis e praça de alimentação.

Demais medidas restritivas como a obrigatoriedade do uso de máscaras;  toque de recolher de 23h às 05h; e a proibição de realização de eventos que impliquem em aglomerações, como reuniões, manifestações, passeatas/carreatas permanecem em vigor.

RG 15 / O Impacto com informações da Agência Santarém

Imagem: Pixa Bay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *