Bocão Ed. 1309

DE 21 PARA 23 A FAVOR

É importante alertar aos eleitores de Santarém, que o aumento de vereadores não vai causar nenhum prejuízo aos cofres públicos, vai causar prejuízo aos salários dos vereadores, havendo redução de seus salários que serão dividos entre os novos vereadores, funcionários e despesas. Alguns parlamentares estão questionando o aumento, pois a redução vai doer em seus salários e como já estão acostumados com o valor que recebem, estão questionando. O Importante é que com maior representatividade, vai haver possibilidade de pessoas com espírito público serem eleitas e defenderem seus bairros.

DE 21 PARA 23 CONTRA

Recebemos do vereador Paulo Gasolina sua manifestação contra o aumento de vereadores na Câmara: “A preocupação dos vereadores lá, é com a reeleição é por isso que eles querem aumento dos vereadores. A lei que permite o aumento de acordo com o número de habitantes e diz que de 300 à 450mil habitantes, pode-se aumentar até para 23 vereadores, ou seja, mais 2 vereadores. Santarém hoje tem pelo senso 304 mil habitantes, ou seja, tem o mínimo possível, então, não tem porquê se apressar para aumentar os dois vereadores como se fosse um teto máximo”.

DE 21 PARA 23 CONTRA 2

“Estamos no teto mínimo. Na realidade esse aumento vai refletir na baixa do quoeficiente eleitoral, que hoje, para eleger um vereador no teto que está, vai ficar em torno dos oito mil votos, pra eleger o primeiro mais votado, entrando mais dois vereadores vai reduzir, ficando em torno dos seis mil votos, porque essa conta é feita de acordo com o número de eleitores divido pelo número de vagas vai dar esse quoeficiente pra isso, ou seja, o que tá dando de entender que os vereadores estão preocupados com reeleição e não com montante de vereadores, porque 21 vereadores pra mim é suficiente para trabalhar pelo município de Santarém”.

DE 21 PARA 23 CONTRA 3

“Então, acho que o Geraldo aí, ele foi pelo pensamento diferente da situação real que tem a Câmara hoje, em termo de arrecadação de dinheiro. Tá certo? E também, ele não pensou que estão sendo favoráveis porque visam à reeleição, só que a população em si, já deu o reflexo, porque ontem na sessão eu rebati Dayan, rebati Junior Tapajós, rebati Ronan Liberal”. O restante da manifestação do vereador Paulo Gasolina, encontra-se na matéria publicada pelo Jornal O Impacto.

 DE 21 PARA 23 OPINIÃO

Recebi de um leitor da coluna que prefere não ser identificado: “A arrecadação municipal deve sofrer diminuição neste exercício financeiro. Ainda nesse sentido, o próprio repasse da União aos Municípios através do Fundo de Participação, que possui previsão Constitucional, está ameaçado de diminuição em virtude também da baixa  arrecadação de impostos  devido à retração econômica em consequência da pandemia, segundo Ministro da Economia e Economistas como os da FGV”.

DE 21 PARA 23 OPINIÃO 2

“Portanto, constitucional ou não, é incompatível com o atual contexto social e econômico aumentar o número de Vereadores, o que provocaria um aumento de custos para a sociedade (mesmo que indiretamente) como criação de cargos de assessoria, despesas com gabinete e seus subsídios, assim como verbas de gasolina, salas refrigeradas, infraestrutura como computadores, impressoras, celulares etc, pois esse orçamento é um percentual da arrecadação Municipal, que, a meu ver, seria muito mais bem ‘representativo’, se fosse destinado à pasta da educação básica ou da saúde. Para mim, esse projeto fere o INTERESSE PÚBLICO”.

 

A FORÇA DO PODER

O governador Helder Barbalho está focado na reeleição do prefeito Nélio Aguiar. Vários investimentos estão com convênios assinados; outros já estão em plena execução. O chefe do executivo estadual sabe da capacidade do gestor santareno e da sua equipe para concretizar todos os projetos que são de suma importância para a população santarena. Nunca um prefeito da Pérola do Tapajós mobilizou e conseguiu tanto investimento para Santarém.

 

JOVEM LIDERANÇA

O empresário Andrei Serruya vem despontando como uma liderança expressiva na sociedade santarena e no meio empresarial. Sua atuação está sendo elogiada pela população. Com propostas inovadoras, que pregam a eficiência nos gastos público e valorização do controle social, Andrei surge como verdadeiro representante da classe empresarial, com objetivo de estabelecer na política santarena, a correta marca da eficiência do setor produtivo.

 

PITA PITÚ

A analista política Pita Pitú foi contratada para trabalhar na eleição de um pré-candidato a prefeito e com ela vem seu marido, Dr. Piroga. Os dois estão consultando os búzios e as estrelas para comentar as previsões de cada candidato em forma de horóscopo. As previsões do casal costumam ser certeiras, pois consideram cada detalhes do histórico e perfil de cada pretenso candidato ao cargo público eletivo.

 

ACESSO À SAÚDE

Percebemos que não adianta orgulho, pose e dinheiro para a COVID-19. Quem não se cuidar neste momento em que alastra pelo mundo o sofrimento pelos direitos básicos como o acesso à saúde, vamos todos sofrer e até morrer. A COVID-19 veio mostrar que somos todos iguais perante a Lei de Deus, já que pela lei dos homens prevalece o poder e o dinheiro.

 

 

 

AUTOS PROCESSUAIS

Se recusar a devolver autos processuais, com o objetivo de beneficiar o seu cliente, constitui crime formal contra a administração da Justiça. O entendimento é da 11ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. (Conjur).

Por: Edmundo Baía Jr.

23 comentários em “Bocão Ed. 1309

  • 4 de julho de 2020 em 07:42
    Permalink

    Agradeço a coluna Bocão pela deferência a mim. Minha luta, como de muitos cidadãos, é por um país com uma política mais justa. Principalmente em nosso município, uma gestão mais eficiente com transparência, equipe nomeada por meritocracia e acima de tudo que traga desenvolvimento, geração de empregos e qualidade de vida pra população. Ou seja, “ordem e progresso”. Tudo isso é possível se rompermos com as velhas práticas políticas, elegendo mandatários descomprometidos com os velhos grupos políticos. Comprometimento tem que ser apenas com o povo.
    Quero aqui registrar que embora eu esteja habilitado pra me lançar candidato, inclusive tenho apoio do partido, ainda não sou nem pré candidato. Pois, essa decisão envolve outros fatores pessoais que ainda estou analisando. Meu maior objetivo é apoiar um bom nome pra assumir a gestão do município e trazer desenvolvimento de fato pro município. Não apenas melhorias paliativas, através de verbas com finalidade eleitoreira e sim nos traga independência ou até mesmo a criação do nosso tão sonhado Estado do Tapajós.
    Meu pré candidato é o Coronel Tomaso. Nele deposito minha luta e confiança que será possível romper com os caciques da velha política. Inclusive com os da capital.

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 12:57
    Permalink

    É bom que tenha mais vereadores, já pensou se um presidente de bairro ganha, esse sabe os nossos problema e pode ajudar.

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 12:55
    Permalink

    Nélio não perde essa. Os concorrentes são fracos e ele está trabalhando sim

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 12:54
    Permalink

    Bocão, por que não é diário? Seria muito legal.

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 12:51
    Permalink

    Se é lei passar de 21 para 23, tem que respeitar a lei.

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 12:50
    Permalink

    Conheço o Andrei, pessoa séria, humilde, vou votar nele.

    Resposta
    • 4 de julho de 2020 em 08:28
      Permalink

      Obrigado pela palavras.
      Ainda estou analisando se me lanço pré candidato.
      Meu objetivo no momento é apoiar a pré candidatura do coronel Tomaso a prefeito.
      Mais na frente vou decidir.
      Valeu

      Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 12:47
    Permalink

    Advogado que usa esse método e não a competência. vai ficar sem causa.

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 12:45
    Permalink

    O bocão tem razão. A COVID deixou o ser humano igual. Rico e Pobre na mesma enfermaria;

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 12:44
    Permalink

    Estava com saudade da pita pitu. ele é engraçada. Que ideia genial.

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 12:43
    Permalink

    Gosto do jornal o Impacto porque é imparcial. Publica o a favor e contra. Deixa o povo decidir.

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 12:02
    Permalink

    Pessoal só querem aumentar o numero de vereadores para ser mais gente lá sugando dinheiro. colocando a parentada nos cargos. Vão trabalhar ou nao vao segurar nem os cargos de vocês.

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 11:58
    Permalink

    Que atuação? Esse Andrey só sabe ficar no bla bla bla nos grupos de redes sociais. Parece que o cara nao tem nada pra fazer da vida. De falatório ja estamos de saco cheio.

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 10:20
    Permalink

    PURA VERDADE SR BOCÃO
    DO RICO AO POBRE NAO TEM JEITO, CAI LÁ
    EU VI MUITOS “INFLUENTES” AQUI EM STM, SAÍREM DE UM HOSPITAL PARTICULAR, E CAIR NO MUNICIPAL, REGIONAL…
    AGORA É HORA DO POVO SE CONSCIENTIZAR QUE TODO MUNDO TEM MERDA NA BARRIGA

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 10:16
    Permalink

    KKKKKKKKKKKK SÓ AMO O DR PIROGA E A PITA PITÚ
    ELE É TUUUUUUUUUUDO
    ACERTA 99,99% DAS SUAS PREVISÕES

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 10:12
    Permalink

    Bem interessante a visão do Andrei, esperamos que ele não se corrompa igual 99% dos nossos políticos aqui do nosso município

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 08:42
    Permalink

    Sonho com uma uma sociedade em que o Estado investe em saúde, em cultura, em ciência, em educação, em pensamento crítico, e que dê à população o que é dela por direito

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 08:41
    Permalink

    Espero sinceramente que a pandemia nos sirva para uma mudança profunda. E que a partir daqui nós caminhemos para uma sociedade mais justa, mais igualitária, em que tempo não é dinheiro; tempo é vida, tempo é nutrição, é criação, é observação, e que todos, sem exceção, tenham o direito de tê-lo.

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 08:37
    Permalink

    E cada advogado zé ruela que dá é vergonha para a classe. Sem condição !

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 08:35
    Permalink

    É um momento de inquietação, mas principalmente, de muita paciência, bom senso, respeito, tolerância e perseverança. Que essa experiência nos permita evoluir como pessoas, como sociedade e como seres humanos. #Todos_contra_o_Covid19.

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 08:31
    Permalink

    Esse casal é muito Top, Pita Pitú e Dr. Piroga, esses sim acertam na mosca!

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 08:27
    Permalink

    Sei não, essa união com o Helder vai é queimar mas ainda a imagem do prefeito, que já não está lá essas coisas. Enfim, #SoAcho!

    Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 08:22
    Permalink

    Eiiiita que a briga ta grande por cota desses cargos de vereadores, mas eu acredito não ser necessário não por agora. Vamos esperar a economia aquecer, daí mas pra frente se necessário se estuda a possibilidade de aumento de cargos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *