Feiras são alvo de fiscalização neste fim de semana em Santarém

 

A Prefeitura de Santarém continua realizando fiscalização nas feiras e mercados do município em cumprimento ao decreto municipal que trata de medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e recomendação do Ministério Público do Pará (MPPA) em relação às atividades essenciais nos locais, distanciamento de bancas, entre outras normas.  A ação garante que feiras e mercados públicos continuem funcionando com segurança a fim de garantir o abastecimento de gêneros alimentícios para a mesa das famílias.

O trabalho integrado envolve a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap); Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra); Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec); Divisão de Vigilância Sanitária (DVS); Secretaria de Assistência Social (Semtras) e Polícia Militar. A ação sempre ocorre nos finais de semana nas feiras: do pescado, mercadão 2000, Cohab e  Aeroporto  Velho.

Neste sábado (11), a feira da Cohab foi o alvo da fiscalização e orientação. Durante a ação, a equipe fez a demarcação das barracas e também cobrou o uso de máscaras tanto dos permissionários quantos dos consumidores.

De acordo com o titular da Semap, Bruno Costa, o trabalho de fiscalização nas feiras e mercados segue orientação do gestor municipal.  “É importantíssimo que os consumidores e também os comerciantes estejam atentos e que coloquem em prática as recomendações. Tivemos uma conversa com as associações, permissionários e clientes sobre a importância de se adequar às normas de saúde, como o distanciamento entre as bancas, o uso de máscara, o uso do álcool gel e, o principal, evitar a aglomeração” contou.

Para garantir a ordem e a segurança, tanto dos agentes envolvidos na ação quanto da população, a Polícia Militar deu suporte e orientou a população quanto à importância deste tipo de ação integrada nas feiras da cidade. Neste domingo (12), a Feira do Aeroporto Velho será alvo da ação. Ação é em parceria entre órgãos municipais e polícia militar.

Horário de funcionamento

Recentemente a Semap divulgou uma nova Portaria que dispõe sobre novos horários de funcionamento nas Feiras e Mercados de Santarém tanto para atividades econômicas essenciais e não essenciais. A medida toma por base as medidas de enfrentamento à covid-19, provocada pelo novo Coronavírus.

Segundo o documento, dentre outras ações, fica estabelecido o horário de funcionamento para atividades econômicas essenciais de segunda a sexta-feira de 6h às 18h, e, aos sábados, domingos e feriados das 6h às 12h. Em relação às atividades econômicas não essenciais o horário de atendimento ao público será de segunda a sexta-feira das 6h às15h e aos sábados, domingos e feriados das 6h às 12h.

Fonte: Agência Santarém
Imagem: Ascom/Semap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *