Agentes de trânsito da SMT são capacitados em mais um curso do Detran

Agentes de trânsito, fiscais de transporte e levantadores do Boletim de Acidente de Trânsito (BOAT) participaram nos dias 14 e 15 de julho, de um curso de qualificação ministrado pela Escola de educação para o trânsito do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e teve o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais que desenvolvem serviços nas ruas do município. O curso foi realizado no prédio da Circunscrição Regional de Trânsito com todos os cuidados preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com relação ao distanciamento social e medidas de prevenção.

Nos dois dias de capacitação os profissionais receberam orientações sobre abordagens, o papel educador do agente de trânsito, a junção do trabalho educativo com orientação e prevenção em ações com a equipe de fiscalização e operação que realizam o trabalho ostensivo.

De acordo com o analista de Trânsito do Detran Mario Diego Valente, a atualização de conhecimentos é essencial para que os agentes estejam sempre preparados para atender a todas as situações que ocorrem no dia a dia no trânsito. “Nosso objetivo foi atualizar os conhecimentos para os agentes de fiscalização de trânsito para passar técnicas de abordagem, exemplos de prática operacional, conceitos de papel educador dos agentes de trânsito, explicando até que ponto ele é educador e é fiscalizador. Nós conseguimos ver essas definições de uma maneira simples e sintetizada para que eles possam atualizar seus conhecimentos”, explicou Valente.

Para o agente de trânsito da SMT, Manoel Aleixo Brasil, cursos de qualificação como este são importantes para o aprimoramento dos conhecimentos já adquiridos pelos agentes. “Muito importante para nós essas capacitações, o aprendizado é essencial e contínuo e nos ajuda a fazer o serviço no dia a dia nas ruas da cidade, tudo que vier para melhorar nosso conhecimento é bem vindo, estamos aí para aprender e pôr em prática mais esses conhecimentos que nos foram repassados”, finalizou Brasil.

O curso de capacitação foi ministrado de forma planejada para que todos os servidores do setor de fiscalização da secretaria participassem sem que a cidade ficasse sem agentes nas ruas.

“A parceria entre SMT e Detran já existe a bastante tempo. Sempre estamos em operações integradas e tivemos essa oportunidade de termos agentes educadores do Detran da escola de educação de Belém aqui na nossa cidade ajudando a ministrar essa capacitação para nossos agentes e fiscais, que tiveram essa abordagem sobre o papel educador do agente de trânsito. Esse profissional não tem apenas o papel de autuar e fiscalizar, mas também de educar de uma forma que possamos realizar operações com a equipe de fiscalização e educação de maneira dinâmica atendendo a população de forma ordeira e educada para que tenha êxito nas operações”, finalizou a chefe da Divisão de Operação e Fiscalização, Lyvia Saldanha.

Por: Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *