Artigo – O dia internacional de Nelson Mandela, o Rei Leão

Por Oswaldo Bezerra

No dia 18 de julho se comemora o dia internacional de Nelson Mandela, data esta que foi instituída pela ONU em 2009. Mandela é uma das figuras mais conhecidas e amadas do planeta. Ele foi um advogado sul-africano e líder de um movimento que lutava contra o “Apartheide” (um sangrento regime de segregação racial). Ele ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1993 e foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999.

Nos anos 90 a Disney lançou um dos desenhos de mais sucesso da história do cinema, o Rei Leão. Este desenho leva estampada a profunda filosofia africana e sua história. Em uma das músicas do filme chamada “Hakuna Matata” está relacionada a filosofia africana conhecida como Ubuntu.

Umbutu significa a qualidade da união de todas as virtudes humanas. Segundo esta filosofia tudo está conectado no universo me sujeito a ciclos. Por isso, no desenho O Rei Leão o ciclo da vida é à base da estória. No desenho, o leãozinho Simba aprende o Ubuntu na infância para que na fase adulta recupere sua nação para o seu povo. Sua missão será recuperar a ordem e a igualdade.

O objetivo de Simba é fazer com que todo seu povo usufrua da riqueza de sua terra e não só a classe dominante das hienas invasoras, lideradas pelo leão malvado chamado Scar. É o paralelo da vida de Nelson Mandela. Mandela passou quase 30 anos na cadeia e depois recuperou a África do Sul para os africanos.

A aprovação do filme Rei Leão foi feita em 1988. Naquele ano, o movimento pela libertação de Mandela tomou escala mundial e o aniversário de 70 anos de Mandela foi comemorado no estádio de Wembley, na Inglaterra, e reuniu o maior público de sua história. Dois anos depois ele foi libertado. Em 1994 foi eleito presidente do seu país, mesmo ano do lançamento do filme Rei Leão.

Assim como o Rei Leão, Mandela não procurou vingança. O interesse dos dois líderes, o do filme e o da vida real, foi o de restaurar uma nação. Afinal de contas, os dois eram seguidores do Ubuntu.

Perguntado sobre o significado do Ubuntu Mandela respondeu: “Há muito tempo, um viajante atravessava o país, parou em uma vila e não precisou pedir por água e comida, assim que parava alguém oferecia alimento e cuidados”.

Para Mandela, o termo significava que você deve cuidar de si mesmo, mas ao mesmo tempo deve fazer melhorar a vida da comunidade a sua volta. Você pode fazer com que outras pessoas não sofram o que você sofreu. Neste universo existe o suficiente para todos, mas nós nos esquecemos disso.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *