Artigo – O incrível caso da crise das bananas na Argentina que as vacas adoram

Por Oswaldo Bezerra

A situação econômica na Argentina que não está nada boa por causa da pandemia se manifesta no setor de produção de banana. Os produtores reclamam que tiveram que doar grandes quantidades das frutas como alimento para as vacas, cuja população cresceu por falta de demanda.

Um vídeo mostrando vacas sendo alimentado com toneladas de bananas na província de Formosa, norte da Argentina, e ficou bastante divulgado nas mídias sociais. A gravação mostra um problema recorrente no país: na estação de cultivo de frutas, paradoxalmente, os preços caem e a demanda cai. O resultado são centenas de toneladas de bananas que não podem ser comercializadas e acabam sendo usadas na alimentação de gado.

Incorporar tweet aqui:

Em plena colheita e, como todos os anos, os preços baixos são uma situação que quebra os agricultores. O preço que pagam aos produtores é de 5 pesos argentinos por quilo, o que equivale a US$ 1,40 por 22 kg de banana.

Os produtores estão acostumados a essa situação, característica da temporada, uma vez que ocorrem todos os anos. O que os agricultores têm exigido são políticas públicas para o setor como preço mínimo ou compra garantida.

A banana é cultivada para ser comercializada para ser consumida na mesa argentina, não para jogá-la as vacas. É a fruta mais consumida no país, mesmo assim é preciso jogá-la por falta de comercialização dentro da Argentina.

Além da situação econômica do setor, surgiu uma questão de saber se é conveniente se vacas podem ser alimentadas com bananas. Qualquer animal, especialmente bovinos pode comer bananas e qualquer outra fruta ou vegetal, desde que não estejam contaminados.

Quando frutas ou verduras atingem certo grau de maturidade, elas não podem ser comercializadas, portanto, antes de serem jogadas em rios, córregos ou enterradas no solo, que pode afetar o meio ambiente. Elas podem ser transformadas, com sucesso na carne ou no leite, sem afetar de forma alguma a qualidade desses produtos e muito menos a saúde das pessoas. Nem todos reclamam da crise das bananas. Pelo visto as vacas agradecem este fato, pois elas a saboreiam como se fosse um manjar dos deuses.

RG 15 / O Impacto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *