Bocão Ed. 1313

ESTUDANTE CHATEADO
Recebemos mensagem do estudante Gabriel Moura chateado com o SETRANS que assim relatou. O SETRANS esse ano, diferente do ano passado, está fazendo uma verificação estudantil de duas etapas. ‘‘No começo do ano, quando vamos tirar a carteirinha, eles pedem os dados e uma declaração de vínculo com a universidade, para comprovar que o estudante está, de fato, naquela universidade fazendo aquele curso.’’

ESTUDANTE CHATEADO 2
‘‘Esse ano eles estão fazendo essa verificação duas vezes. A segunda vai ser agora em agosto, temos que levar a declaração de novo para comprovar o curso. Os alunos estão tendo que sair de casa em plena pandemia para resolver uma coisa tão simples. E eles resolveram fazer isso justo nesse período’’

ESTUDANTE CHATEADO 3
‘‘Tem aluno indígena reclamando exatamente sobre sair de casa e correr o risco de contaminação, só pra desbloquear a carteirinha e continuar usando, fora que a universidade está fechada. Não podemos pegar a assinatura e o carimbo de alguém responsável no atendimento ao estudante.’’

 

CARTÓRIO
A coluna recebeu denúncia de uma senhora de nome Adria, reclamando dos serviços do Cartório de Registro de Imóveis do 1º Ofício desta Comarca, que está sob nova gestão, de que nessa repartição notorial e de registro, não estão seguindo a tabela de emolumentos do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, inclusive disponível no sítio eletrônico do TJPA.

CARTÓRIO 2
Os valores dos ditos serviços estão sendo cobrados de forma aleatória e exorbitante, sem nenhuma demonstração detalhada por escrito. Tal conduta está deixando a população insatisfeita e à mercê do único local de Registro de Imóveis em nossa cidade. A conduta não tem amparo legal. Estamos de olho. Será que é verdade? Aguardo manifestação do responsável pelo cartório para esclarecer a situação. Estamos apenas publicando o que recebemos.

 

RECEITA FEDERAL
Uma contribuinte entrou em contato com a coluna, chateada com o vigilante da Receita Federal do Brasil, que está com serviços limitados para o atendimento presencial. Tal situação é tolerável por conta do momento de pandemia que o mundo vive. Acontece que o contribuinte é barrado na rua pelo vigilante, será que ele recebeu essa atribuição de algum servidor? Ou ele está fazendo por conta própria? Tenho certeza que a Delegada Lourdes não aceita esse tipo de procedimento, já que ela sempre está à disposição do contribuinte.

RECEITA FEDERAL 2
Se recebe ordem de algum servidor, está sendo prejudicado o vigilante, que assume a culpa por terceiros. O vigilante não oferece oportunidade para o contribuinte expor sua questão ao servidor do órgão. O servidor da Receita Federal sim, teria a atribuição de analisar se o serviço é possível ou não de ser executado. Isso não pode ocorrer! É um desrespeito com o contribuinte. Alguém deve orientar o vigilante para ele não impedir o contribuinte de entrar na repartição.

 

NÉLIO E DANIEL
A coluna recebeu da jovem Juliane a seguinte mensagem: ‘‘Agora, mais do que nunca, me convenço que o prefeito Nélio e o secretário Daniel nasceram com uma luz, uma estrela e com um destino que conseguem superar todas as adversidades e os percalços de um homem público. Parabéns prefeito e secretário pelo trabalho excelente na minha rua, está um brilho, uma nova visão do bairro do Maracanã.’’

NÉLIO E DANIEL 2
Uma moradora da Rua Aramanaí no bairro do Maracanã está satisfeita com o secretário Daniel Simões pelos serviços que vem realizando na rua. Essa rua não recebe melhorias há 20 anos e espera que o secretário agora mande asfaltar, já que esse bairro possui as mais bonitas praias perto da cidade com facilidade de acesso. A moradora agradece ao secretário.

 

BARRUDADA
A movimentação política em Santarém fica ainda mais interessante com a confirmação da pré-candidatura de Fabrícia Barrudada à Câmara. A coluna apurou que Fabrícia Barrudada possui carisma e seu nome corre acelerado na boca do povo.

BARRUDADA 2
Fabrícia vem ganhando adeptos à pré-candidatura; empresária, religiosa, educada, simples e prestativa, com sua participação a temperatura eleitoral aumentou e já é forte candidata a uma vaga na Câmara. Fabrícia prega que na política tudo deve ser feito às claras, na presença de todos, e para todos, para o interesse social e não para os interesses pessoais.

 

MDB PERTO DO NÉLIO
O MDB ficou mais perto do prefeito Nélio. Antônio Rocha tem conversas avançadas para ser o Vice de Nélio. A composição deve contar ainda com outros partidos ainda em negociação.

 

TCU X MS
A execução do orçamento para ações de combate à covid-19 é baixa e falta definição clara de critérios para transferência de recursos. Essa é a conclusão a que o Tribunal de Contas da União (TCU) chegou após avaliar a estrutura de governança do Ministério da Saúde (MS) no combate à crise gerada pelo novo coronavírus. A auditoria também analisou superposição de funções, funcionamento formal, definição de competências e transparência das ações.

TCU X MS 2
Além da baixa execução do orçamento para ações de combate à covid-19, com gastos de apenas 30% do orçamento recebido, o Tribunal verificou falta de definição objetiva de critérios para transferência de recursos. A título de exemplo, os estados do Pará e do Rio de Janeiro, respectivamente, tiveram a segunda e a terceira maior taxa de mortalidade por covid-19, mas estão entre as três unidades da federação que menos receberam recursos por pessoa na pandemia.

 

 

Por: Edmundo Baía Jr.

DIREITO DE RESPOSTA

 

26 comentários em “Bocão Ed. 1313

  • 5 de agosto de 2020 em 19:19
    Permalink

    Resumindo, o Imóvel da pessoa vale 300 mil e ela quer que seja avaliado em 70 mil só par não pagar impostos e taxas, aí quer colocar a culpa nos cartórios e corretores. A OAB e advogados não fazem nada porque sabem que está tudo dentro das leis e respaldados pelos provimentos cartorários como já foi citado no direito de resposta do cartório!

    Resposta
  • 4 de agosto de 2020 em 15:58
    Permalink

    O INCRAZINHO VOLTOU A FUNCIONAR? VILA BALNEARIA DE SANTAREM? SERVIÇOS DE CERTIFICAÇÃO OU REGULARIZAÇÃO?

    Resposta
  • 4 de agosto de 2020 em 09:40
    Permalink

    Enfim o INCRA está sendo renovado, tendo o desmanche necessário para o seu crescimento, só falta acabar com a comissão de certificação ou melhor de negociação instalada e mantida durante varias chefias.

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 11:01
    Permalink

    Se Antonio Rocha não vem para vereador, ele é o vice sim.

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 10:56
    Permalink

    Poxa,tem muita reclamação desse cartorio e ninguem faz nada. Os advogados deve pedir ajuda da OAB

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 10:55
    Permalink

    Seu Barrudada vai ajudar dona Fabricia.

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 10:54
    Permalink

    A Receita Federal deve estar aberta ao publico, Se tiver acontecendo isso lá, tem que mudar.

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 10:50
    Permalink

    Muito boa a dupla Nelio e Daniel. Os dois realmente estão trabalhando por Santarém

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 10:48
    Permalink

    Fabricia pode ser uma boa para Santarém com ajuda do marido

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 10:44
    Permalink

    Com ajuda do marido Fabricia pode ser uma boa para Santarém.

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 09:30
    Permalink

    Nélio com Rocha?
    cu- ru- zes

    Nélio só já fez muita merda, ainda mais coligando com o MDB

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 09:25
    Permalink

    FABRÍCIA GENTE BOA
    SUPER SIMPÁTICA, TEM INTERESSE POR NOSSA CIDADE, ISSO SIM QUE VALE A PENA

    CHEGA DESSE ARIGÓ NO PODER…

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 09:09
    Permalink

    Fabrícia Barrudada, quem sabe possa ser uma boa ideia, mas tem que aparecer mas, tá muito apagadinha..Só conheci pelo sobrenome.

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 08:38
    Permalink

    Nélio, que lute nesses 5 meses para fazer o que não fez em 4 anos……corre nego que dá tempo.

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 08:35
    Permalink

    Mas isso acontece demais, de termos que nos explicar 1º para o guarda, ou agende de segurança etc… para depois sermos encaminhados para o setor correto.

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 08:24
    Permalink

    Até o Cartório de Registro de Imóveis querendo fazer seu pé de meia em tempos de Covid-19, quem for pobre que se lasque, que lute!

    Resposta
  • 31 de julho de 2020 em 08:20
    Permalink

    SETRANS sendo SETRANS, pense em um órgão que sempre foi desorganizado. Não é de hoje!

    Resposta
  • 30 de julho de 2020 em 21:26
    Permalink

    Daniel Simoes e um dos secretários mais antipáticos do Governo Nélio. Sem carisma e se acha o tal.
    Mais humildade!

    Resposta
  • 30 de julho de 2020 em 18:02
    Permalink

    Perguntar não ofende. Prefeito Nélio, quando vão começar a circular os “novos ônibus” elétricos que viriam da china, pois até o momento única novidade que chegou da China em Santarém, foi o maldito vírus covid??

    Resposta
  • 30 de julho de 2020 em 16:48
    Permalink

    Tem que ver de onde esta vindo a ordem para barrar o contribuinte. Por que se o órgão já esta com atendimento ao público entao nao podem barrar ninguem lá fora.

    Resposta
  • 30 de julho de 2020 em 16:44
    Permalink

    A verdade é que o governo demorou muito para agir no combate ao covid-19. Os estados tiveram que meter a cara e só quando a coisa já estava fora de controle é que o governo federal começou disponibilizar recursos.

    Resposta
  • 30 de julho de 2020 em 16:43
    Permalink

    Mas quem é esse povo que fala da Fabrícia? Vivo cercado de pessoas todos os dias, falo com muita gente todo santo dia e eles nem sabem quem é ela. Talvez esse povo seja a parte elitista da cidade… talvez…

    Resposta
  • 30 de julho de 2020 em 16:41
    Permalink

    Como é possível querer implementar um sistema em plena pandemia. Eles, simplesmente, não pensam no povo. Resolveram fazer uma coisa sem avisar ninguém e é isto.

    Resposta
  • 30 de julho de 2020 em 16:41
    Permalink

    O Antonio Rocha não vai dar certo com o Nélio. Vai querer mandar mais que o prefeito. E o Nélio já viu nesse primeiro mandato que precisa se impor mais. É isso que o eleitor espera dele.

    Resposta
  • 30 de julho de 2020 em 16:39
    Permalink

    Acredito que falta boa vontade de explicarem na setrans o problema para os estudantes. A setrans deveria orientar os proprios cobradores para darem a informação aos estudantes nos coletivos. Isso facilitaria muito a comunicação entre o órgao e os usuários.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *