Vídeo – Em fase de teste, reservatório de água desaba e deixa mortos em Almeirim

Uma Unidade de Saúde ficou parcialmente destruída com os destroços

Raimundo Furtado Gomes e Rainy Azevedo Gomes, pai e filha, morreram na tragédia que ocorreu na tarde de quarta-feira (05), no município de Almeirim, Oeste do Pará.

Segundo informações, o reservatório de água com capacidade para 100 mil litros, que se encontrava em fase teste, desmoronou e acabou destruindo parte da Unidade de Saúde, localizada na avenida 7 de setembro, onde eram atendidos pacientes suspeitos de covid-19.

Populares se mobilizaram para resgate das vítimas que ficaram debaixo de escombros. Cerca de dez pessoas foram socorridas e encaminhadas para atendimento no Hospital Municipal.

“Queremos deixar claro para a população, que não há um maior interessado em esclarecer essa tragédia, do que a Prefeitura. Até porque, tínhamos neste sistema uma esperança muito grande de poder atender melhor o abastecimento de água em nossa cidade. Tivemos a nossa Unidade de Saúde destruída. Vítimas filhos de Almeirim, estamos unindo forças para buscar a Justiça, para que tudo possa ser esclarecido. Temos nossa consciência tranquila, estamos prestando todo o apoio e auxilio necessário, tanto para a família das vítimas, quanto para que as buscas possam acontecer da melhor maneira possível”, disse a prefeita Adriane Bentes.

Presente no município, o Secretário Adjunto de Gestão e Desenvolvimento Urbano do Estado, Valdir Acatauassú, detalhou o andamento da vistoria técnica feita pela equipe do Governo do Estado e equipe de Peritos.

“Estamos aqui, para além da solidariedade, para assistir o município naquilo que for necessário. O Governo do Estado irá recuperar todos os danos causados pelo acidente, bem como recuperar o sistema de água que estava preste a ser inaugurado. Ressalto que era uma obra de 2013/2014, foi concluída, e nunca tinha apresentado nenhuma danificação, portanto, surpreende o que aconteceu. O governo do estado trouxe imediatamente dois técnicos de alto gabarito para avaliar a estrutura do problema, assim como, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal, para prestar toda a assistência que a população está precisando. Nós lamentamos, porém, temos a certeza de que o Estado irá cumprir com sua parte e resolver todos os problemas que foram ocasionados por essa tragédia”, informou Valdir.

Até a publicação desta matéria, estavam confirmadas duas mortes. Raimundo e Rainy, pai e filha. Ela foi encaminhada ao Hospital, mas não resistiu. O pai morreu no local.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do acidente, se for o caso, indiciar os responsáveis, caso seja comprovado negligência dos responsáveis pela obra.

NOTA DA PREFEITURA

A Prefeitura de Almeirim vem a público, primeiramente, lamentar o trágico incidente ocorrido no final da tarde de quarta-feira (05), com a Caixa D’água do Novo Sistema de Abastecimento que entraria em operação muito em breve.
A gestão municipal se solidariza com a família das vitimas que infelizmente estavam no local no momento do ocorrido o qual também danificou parte da estrutura do Posto de Saúde Centro, onde no momento estava funcionando o Centro de Triagem do Covid-19. Sendo que os servidores que estavam de plantão no mesmo, felizmente sofreram escoriações leves e estão recebendo toda a assistência.

Informa ainda, que muito embora o novo sistema já estivesse em provisória operação, o mesmo estava em testes, para muito em breve ser entregue de forma definitiva ao município, para que de forma oficial entrasse em operação, pois, além de ser uma obra do Estado através de convenio com a FUNASA, ainda se encontrava sobe a tutela do mesmo, não havendo, portanto, nenhuma responsabilidade do município.

O Governo Municipal está tomando todas as providências para a investigação e apuração dos fatos e tomará as medidas legais e cabíveis na responsabilização das causas que ocasionaram o sinistro.

Estamos neste momento, recebendo todo o apoio da Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal e voluntários, no sentido de apaziguar o momento delicado que todos estamos vivendo.

RG 15 / O Impacto

2 comentários em “Vídeo – Em fase de teste, reservatório de água desaba e deixa mortos em Almeirim

  • 8 de agosto de 2020 em 08:35
    Permalink

    Os Peritos Criminais do CPC Renato Chaves vão descobrir de quem foi a responsabilidade e os culpados serão punidos.

    Resposta
  • 6 de agosto de 2020 em 08:35
    Permalink

    Cálculo mal feito ou emprego de material de segunda linha na estrutura da construção; alô MP, ação !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *