Vídeo – Prefeitura de Santarém promove atendimento psicossocial e fisioterapia para pessoas pós-covid-19

A Prefeitura de Santarém oferece atividades e serviços à todos aqueles que foram infectados pelo CORONAVÍRUS e que trazem consigo sequelas e limitações (cansaço, dores lombares, etc), dificultando o desenvolvimento de atividades habituais. Faz-se necessário, também, minimizar os impactos causados na vida daqueles que passaram pela fase crítica da doença, que perderam entes queridos e hoje estão com a saúde mental abalada.

Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA disponibilizará serviços PSICOSSOCIAL E DE REABILITAÇÃO MULTIPROFISSIONAL com acesso facilitado e gratuito aos usuários do SUS.

ONDE VAI ACONTECER?
A Escola Fluminense, atual UNIDADE DE SAÚDE DESCENTRALIZADA, terá salas adaptadas para a instalação dos serviços de Fisioterapia, Educação Física, Psicologia e Assistência Social. O serviço será garantido todos os Sábados e Domingos das 08:00 as 17:00h, com início neste dia 08 de Agosto de 2020.

COMO CHEGAR NO SERVIÇO?

Os usuários chegarão à Unidade encaminhados pela Equipe de Monitoramento, Ambulatórios Itinerantes e pela própria Unidade Descentralizada.

ATIVIDADES

PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Serão realizadas escutas e psicoeducação para que o público-alvo possa lidar com as mudanças psíquicas e de humor que possam ser subjacentes a doença.

Orientações quantos aos cuidados de hiegiene e de volta a rotina pós isolamento.

FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA
A reabilitação foca na avaliação e tratamento das sequelas, oportunizando a qualidade de vida para as pessoas vítimas do NOVO CORONAVIRUS.

A Equipe garantirá atividades:
Cardio-respiratórias;
Músculo Esqueléticas e Neurológicas;
Orientações para pacientes e familiares;
Ventilação não Invasiva (VNI);
Cinesioterapia;
Exercícios Orientados de Expansibilidade Pulmonar;
Atividades Funcionais;
Pilates no solo e
Terapias combinadas.

Todas as atividades visam manter e melhorar a qualidades de vida dos beneficiários por meio das práticas de Fisioterapia e Educação Física.

RG 15 / O Impacto com informações da Semsa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *