Operação Hórus realiza maior apreensão de drogas do País

Na noite de quarta-feira (26), a Operação Hórus realizou a maior apreensão de drogas na história do Brasil. Cerca de 33,3 toneladas de maconha foram apreendidas por policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF/Sejusp/MS), com o apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Seopi/MJSP).

A carga da droga estava dividida em fardos e foi encontrada em um caminhão bi-trem na região de Maracaju, cidade que fica a 160 quilômetros de Campo Grande (MS). O volume representa um prejuízo de mais de R$ 50 milhões às organizações criminosas.

O coordenador-geral de fronteiras da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Eduardo Bettini, afirma que o sucesso da operação se deve ao trabalho integrado de todos os envolvidos. “Esse resultado demonstra o quanto as instituições estão alinhadas, bem como o nível de profissionalismo e comprometimento de todos os envolvidos”, destacou Bettini, elogiando, em seguida, a atuação da equipe integrada por agentes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do MS e por profissionais que compõem o programa VIGIA de segurança nacional nas fronteiras e divisas.

O diretor do Departamento de Operações de Fronteiras (DOF/Sejusp/MS), Tenente-coronel PM Wagner, falou da relevância da apreensão. “A Operação Hórus do Ministério da Justiça e Segurança Pública juntamente com outras estratégias de nossa Secretaria Estadual de Segurança Pública tem provocado um duro golpe nas organizações criminosas que agem nas fronteiras. Ela rompe um ciclo criminoso, descapitaliza o crime organizado e impede que seus dividendos retornem à sociedade como violência.”

A união de esforços e a troca de conhecimento contemplam as estratégias do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA), um projeto inédito de integração entre agentes de segurança pública para combater o crime organizado nas fronteiras.

Recorde de apreensões

Desde o início da Operação Hórus em Mato Grosso do Sul, em setembro de 2019, o estado lidera as apreensões de drogas. As forças de segurança já tiraram de circulação do MS cerca de 333,5 toneladas de drogas gerando um prejuízo de mais de R$ 535 milhões aos criminosos.

 

RG 15 / O Impacto com informações da PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *