Publicação apresenta práticas de correção e adubação de solos para o estado do Pará

Com tecnologia e informação o agricultor da região do Baixo Amazonas pode produzir cada vez mais em menores áreas e com sustentabilidade ambiental. A informação está na segunda edição da obra “Recomendações de calagem e adubação para o estado do Pará”, que a Embrapa Amazônia Oriental lança no dia 22/09, em evento virtual no Youtube.

A publicação traz as mais atuais técnicas de correção, fertilização e manejo de solos, indica recomendações de quantidades adequadas de corretivos e fertilizantes para 67 cultivos agropecuários e florestais de interesse econômico para o estado do Pará, com mapas de tipos de solos e gráficos. Além disso, aborda novas técnicas, envolvendo aspectos relacionados ao uso de gesso na agricultura, hidroponia, fertirrigação e legislação de fertilizantes e corretivos.

Trata-se de uma obra de referência para o segmento agropecuário e florestal do Pará e da Amazônia, editada pelos especialistas Edilson Brasil, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Ismael Viegas, professor da Universidade Federal Rural da Amazônia, e Manoel Cravo (in memorian), pesquisador aposentado da Embrapa Amazônia Oriental. O apoio para a impressão do livro é do Banco da Amazônia.

Agricultura no Baixo Amazonas

A atividade agropecuária vem crescendo na região do Baixo Amazonas e com 71% região sob proteção ambiental, é fundamental produzir mais e melhor nas áreas já abertas, evitando assim o avanço sobre a floresta. A Embrapa mapeou 29 mil km² de áreas já abertas nessa região. Desse total, cerca de 11 mil km² são aptos para a agricultura. Na região destacam-se a produção de mandioca e extração de castanha e madeira.

O agrônomo Edilson Brasil, da Embrapa Amazônia Oriental, explica que as práticas de manejo do solo para a produção de frutas, mandioca, grãos e pasto são fundamentais para elevar a produtividade das lavouras e pastos. “Cerca de 80% dos solos paraenses têm baixa fertilidade e alta acidez. Então para produzir e extrair o melhor rendimento de uma cultura agrícola, o produtor precisa de informações mínimas para recompor a fertilidade do solo”, acrescenta.

Lançamento virtual

Para marcar o lançamento da obra, escrita em parceria com 17 instituições de pesquisa, ensino, extensão rural e iniciativa privada, os editores técnicos promovem um debate com autores, produtores e empresários do segmento agropecuário do estado. O debate vai acontecer no canal da Embrapa no youtube (www.youtube.br/embrapa), às 16h do dia 22/09.
A publicação física será comercializada na livraria virtual da Embrapa, e a versão em PDF estará disponível para download gratuitamente no site da instituição a partir da data de lançamento.

SERVIÇO
Lançamento do livro Recomendações de calagem e adubação para o estado do Pará
Data: 22/09
Hora: 16h
Local: www.youtube.br/embrapa

RG 15 / O Impacto

Foto: Ronaldo Rosa / Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *