Artigo – A história de sucesso de uma assistência técnica em smartphones com a startup Resolve Seu Problema

Por Oswaldo Bezerra

Enquanto as economias de todo o planeta sofrem com a pandemia COVID-19, algumas empresas latino-americanas, dedicadas a inovações e serviços, estão se expandindo e tirando o trono de líderes tradicionais da região. Comércio eletrônico, software e assistências técnicas parece ser o futuro para os empresários latino-americanos.

Muitas delas já nascem com um olhar para o mercado externo, focadas em outros países na América Latina. Devido às barreiras políticas e econômicas locais enfrentadas nos últimos anos, eles sabem que é preciso expandir para fora das fronteiras. Curiosamente, o Brasil não é um dos focos destas startups. Aqui temos enormes problemas com burocracia e alta taxa tributária.
Países como a China fazem esforços gigantescos para o desenvolvimento de suas startups. Aqui não há estes incentivos como lá fora, mesmo assim temos exemplos de superação nesta área. Em uma delas, denominada RESOLVE SEU PROBLEMA fez o Lucas Marcondes evoluir a sua atividade, se destacando da concorrência e garantindo presença digital.

O Lucas Marcondes tem uma loja de assistência técnica em smartphones em Ipatinga/MG desde 2002. Ele sempre trabalhou no balcão atendendo os clientes e consertando aparelhos. Ele é um cara que ama o que faz:
“Desde moleque, sempre gostei de entender como que as coisas funcionam e várias vezes já desmontei uns equipamentos como rádios, videocassetes, relógios, carrinhos de controle remoto, televisores e outros aparelhos eletrônicos. Desmontar era fácil, difícil mesmo era montar de novo funcionando e sem faltar nem sobrar peças…” – Lucas
Em todos esses anos ele se concentrou na parte técnica fazendo cursos e aperfeiçoando seus conhecimentos. Mas infelizmente isso não se traduziu no crescimento do seu negócio.
“Eu quero muito crescer, sabe? Vender mais, atender mais clientes e administrar bem a loja; mas como eu não dou conta de fazer tudo, aí eu acabo fazendo o que eu acho mais importante que é atender e resolver o problema do meu cliente. Com o passar dos anos, a gestão do meu negócio foi ficando para trás e preciso muito mudar isso!” – Lucas

Tudo mudou quando o Lucas Marcondes conheceu o Celso Dias, CEO da RESOLVE SEU PROBLEMA. A startup RESOLVE SEU PROBLEMA existe para ajudar técnicos como o Lucas Marcondes a alavancarem o seu negócio. A RESOLVE SEU PROBLEMA é uma plataforma online de gestão estratégica em Assistência Técnica que oferece diversas ferramentas e treinamentos aos seus assinantes.

Primeiro, o Lucas Marcondes se cadastrou no site resolveseuproblema.com.br e adquiriu um plano mensal para sua loja física. Com esse plano ele teve acesso a diversos serviços, os principais são a reestruturação da marca, aulas sobre gestão empresarial e visão de negócio, site personalizado e mentorias especializadas. Em poucos meses, a loja do Lucas já não enfrentava mais os problemas de antes e ele reconheceu e corrigiu as suas fraquezas:
“Antes eu ficava no modo operacional e nem via a loja andar, nem saía do lugar… Agora aprendi muito sobre persona, público alvo, valor prático, valor intrínseco, marketing digital e outras formas de valorizar meu serviço. Antes eu nem sabia calcular a hora do meu trabalho! Agora eu tô na mídia, meu negócio tá estruturado e tô conseguindo mais clientes e já tenho planos de expandir. Cara, é impressionante a diferença que a RESOLVE SEU PROBLEMA fez na minha vida, a gente só entende depois que vive na pele as mudanças, a verdade é que sem apoio não se vai muito longe não…” – Lucas

A RESOLVE SEU PROBLEMA oferece uma estrutura de treinamento baseada na operação de franquias, mas sem as exigências das franquias como royalties, regras, limitações geográficas, contratos engessados e multas. Então, o assinante tem todos os benefícios de um estabelecimento franqueado com a total flexibilidade de usar sua própria identidade/marca e trabalhar do seu próprio jeito.

O Brasil precisa aprender sobre a evolução do mundo moderno para fugir do subdesenvolvimento. Há anos que a China, por exemplo, vem se desenvolvendo a galope, com altas taxas de crescimento, o país mais populoso do mundo se mostra competitivo em diversos setores e se tornaram vanguardistas em inovação. Por lá, o número de startups cresce exponencialmente e já é muito maior, por exemplo, que o do Vale do Silício.

As startups são o motor de transformação no desenvolvimento de vários produtos e serviços inovadores no Brasil. No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei da Liberdade Econômica, foi um importante passo, mas ainda é muito pouco. Precisamos avançar no que tange ao incentivo de startups. O Partido Novo assumiu a relatoria da comissão especial que discute o Marco Legal das Startups. Este Marco pretende criar uma desburocratização e um ambiente favorável, além de uma regulação que atenda as inovações.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *