Que tal viajar de Santarém a Belém em meia hora, ou para Itaituba em 12 minutos? Já é possível

Por Oswaldo Bezerra

Que dureza viajar para Belém de barco e ter de enfrentar 3 longos dias! Ir para a vizinha Itaituba de carro nos faz perder 5 horas em uma estrada perigosa. De avião este tempo é reduzido, mas não o bastante, se comparado a uma nova tecnologia recém experimentada com sucesso.

Hoje foi lançada uma forma de viajar extremamente rápida. Este meio de transporte pode nos levar de Santarém para Belém em apenas meia hora, ou para Itaituba em menos de 12 minutos. Tudo isso sem precisar levantar voo.

A empresa norte-americana Virgin Hyperloop concluiu a primeira viagem humana do mundo em um sistema de cápsula flutuante super rápido. De acordo com a empresa de tecnologia de transporte, o passeio foi realizado no último domingo em sua pista de testes de 500 metros no estado norte-americano de Nevada. O cofundador da Virgin Hyperloop, Josh Giegel, e a diretora de “experiência do usuário”, Saram Lucian, se tornaram os primeiros passageiros.

Um módulo experimental com dois lugares foi construído para o teste. O veículo de produção, no entanto, apresentará uma aparência muito diferente. Terá capacidade para 28 passageiros.

Durante o teste, o módulo viajou a uma velocidade de 48 metros por segundo (172 quilômetros por hora). Os passageiros usaram roupas normais durante a viagem. Não será necessário um traje espacial para viajar dentro do vácuo. A empresa Virgin Hyperloop está desenvolvendo os subsistemas necessários para garantir que viajar com hyperloop seja tão seguro quanto andar de elevador.

O sistema de transporte Hyperloop foi desenvolvido pelo empresário e investidor norte-americano Elon Musk, figura de destaque na evolução da Tesla Motors e da SpaceX, em 2012. De acordo com as propostas, a tecnologia permitirá que passageiros e cargas viajem em tubos despressurizados e selados no vácuo a velocidades de até 1220 quilômetros por hora.

Ainda existem preocupações com a segurança do sistema, independentemente do teste tripulado bem-sucedido. Nenhum país deu ainda a aprovação regulamentar para o desenvolvimento de tal sistema de transporte de massa, mas os tecnólogos estão esperançosos de que uma nova era do transporte possa já estar chegando.

RG 15 / O Impacto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *