Custodiados concluem ensinos Médio e Fundamental em Santarém

Apesar de privados de liberdade, todos os cidadãos têm direito ao acesso à educação. Graças a isso, esta segunda-feira (16) foi um dia de alegria no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (Crashm), em Santarém, já que 14 internos concluíram os ensinos Médio e Fundamental e puderam celebrar a conquista durante uma cerimônia de colação de grau.

Nove destes apenados se formaram por meio do programa do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019, sendo dois concluintes do ensino fundamental e sete do Ensino Médio. Os cinco demais concluíram o Ensino Médio por meio do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).

O interno Marlon Nascimento foi orador da turma e contou a todos como estava feliz em participar da colação. “Creio que através da educação conseguirei realizar meu sonho de cursar uma faculdade, alcançar um trabalho bom e a estabilidade financeira que todos meus amigos já conquistaram. Aqui também consegui trabalhar com serviços gerais, atuando na minha área como técnico de refrigeração elétrica, o que foi um privilégio, podendo oferecer à casa penal os meus serviços e aprofundar os meus conhecimentos mediante a troca de experiências”, disse.

Já o diretor da unidade, coronel Tarcísio Costa, afirma que estão investindo na reinserção dos apenados. “Temos que implementar o trabalho e a educação. E neste parâmetro, o CRASHM vem trabalhando fortemente buscando essas alternativas, onde os internos podem ser reinseridos na sociedade”, destacou.

O evento contou com a parceria da Universal nos Presídios (UNP), que forneceu becas, capelos, tapete e um bolo temático. A empresa Elo Alimentos também colaborou com a celebração doando o lanche oferecido do evento.

Foto: Reprodução

RG 15 / O Impacto com Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *