MPPA realiza eleição para formação da lista tríplice para PGJ e composição do Conselho Superior

O Ministério Público do Estado do Pará realiza nesta sexta-feira (4) a eleição para a formação da lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral de Justiça (PGJ) e eleição de membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). A eleição será eletrônica e será usado o sistema Vota-Net, cedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Um total de 334 membros, entre promotores e procuradores, estão aptos a votar em todo Estado.

Na votação para a formação da lista tríplice ao cargo de PGJ, os membros escolherão 3, entre 6 os concorrentes. A lista é formada dentre integrantes da carreira da instituição e a nomeação é feita pelo Chefe do Poder Executivo para um mandato de dois anos. Já na votação para o Conselho Superior do Ministério Público os membros escolherão 5, entre os 16 candidatos que concorrem para um mandato de dois anos.

O próprio TRE enviará aos membros, através do e-mail funcional, as informações sobre a eleição como, por exemplo, usuário, senha, o link para participar da votação e o período de duração da eleição. De posse dessas informações eles podem votar de qualquer dispositivo ligado à internet.

Esta é a segunda vez que o MPPA utiliza votação eletrônica na eleição para formação da lista tríplice para PGJ e composição do CSMP. A primeira votação eletrônica foi em 2018 por meio do sistema Votus, amplamente utilizado pelo Ministério Público em outros Estados.

Preparativos finais

Na sexta-feira (4), o trabalho da Comissão Eleitoral iniciará mais cedo para as providências técnicas necessárias para que a eleição se inicie no horário previsto em lei.

A abertura oficial da votação será feita pelo presidente da Comissão Eleitoral, procurador de justiça Manoel Santino Nascimento Junior que estará acompanhando do procurador de justiça Cláudio Bezerra de Melo (membro) e do promotor de justiça João Gualberto dos Santos Silva (secretário), além de servidores designados para colaborarem com os trabalhos da eleição.

A equipe estará de prontidão para dar suporte aos eleitores que encontrarem qualquer dificuldade para votar. Os atendimentos serão feitos presencialmente, por mensagem (whatsapp)  ou ligações telefônicas no número 98871-2119 e ainda pelo e-mail da Comissão Eleitoral (eleicaopgj@mppa.mp.br).

Tanto a abertura da votação, às 8h, quanto a apuração dos votos, às 16h, poderão ser acompanhadas ao vivo pelo canal do MPPA no Youtube e ainda pelo site institucional.

RG 15 / O Impacto com Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *