Delegado da PF preso em Santarém teria recebido R$ 150 mil para blindar garimpeiros

A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (15), a Operação Fools Gold com o objetivo de desarticular um grupo criminoso investigado pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, violação de sigilo funcional, advocacia administrativa e associação criminosa.

Durante as investigações, constatou-se que um servidor público federal teria recebido, ao menos R$ 150 mil, de garimpeiros da região de Itaituba, como forma de “blindá-los” de eventuais ações policiais.

Segundo apurou nossa reportagem, o servidor preso trata-se do delegado federal Alessandro Cristian dos Santos Dutra, que já ocupou o cargo de Chefe da Delegacia da Polícia Federal em Santarém.

O repasse dos valores era intermediado por um lobista dos mineradores, o qual também repassava as informações obtidas, através do servidor público, a terceiros.

Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Santarém, Itaituba e São Paulo. Além da determinação judicial do afastamento do servidor de suas funções.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Itaituba.

RG 15 / O Impacto com informações da PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *