Covid-19: Ambulatório Itinerante realizou mais de 14 mil atendimentos e distribuiu 190 mil medicamentos em 2020

No ano de 2020, o enfrentamento à pandemia do Covid-19 no município de Santarém foi um grande desafio. Para levar os atendimentos até a população, facilitando o acesso aos serviços e evitando aglomerações nos postos de saúde, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) implantou o Ambulatório Itinerante que levou assistência a saúde tanto na área urbana quanto na área rural.

Ao todo, foram mais de 14 mil atendimentos e aproximadamente 190 mil medicamentos distribuídos em 7 meses. As atividades retornam em janeiro com mais um cronograma de atendimentos por toda Santarém.

Entre junho e dezembro, o Ambulatório Itinerante esteve presente em 48 bairros da zona urbana e 50 comunidades rurais. Foram feitos 412 testes rápidos para Covid-19, dos quais 234 foram positivos e 178 negativos. As notificações chegaram a 3.288 e 30 pacientes foram removidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

Atendimentos em dezembro

Somente no mês de dezembro, o Ambulatório Itinerante atingiu a marca de 284 atendimentos e 4.718 medicamentos dispensados. Foram 70 pacientes notificados, além de 14 testes rápidos para covid-19, sendo 10 positivos e 4 negativos. A equipe realizou ainda 5 visitas domiciliares e uma remoção para a UPA 24h.

Na região do planalto santareno foram 4 comunidades visitadas: São Raimundo da Palestina, Pajuçara, Ponta de Pedras e João Pereira. Na área urbana, a equipe percorreu os seguintes lugares: Nova República, São Cristovão e Juá.

 

RG 15 / O Impacto com informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *