Secretária de Saúde Marcela Tolentino inicia gestão fazendo vistoria técnica às obras de melhorias no HMS

A nova titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Marcela Tolentino, fez uma visita técnica ao Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) na terça-feira (5). A gestora visitou setores, conversou com funcionários e pacientes, fez um reconhecimento do atual funcionamento e vistoriou o andamento das obras de reforma e revitalização da unidade. As obras de melhorias no HMS são uma iniciativa da Prefeitura de Santarém que investe na qualidade da saúde do município.

A secretária reconheceu que há dificuldade em conduzir uma obra e, ao mesmo tempo, manter o hospital em funcionamento. Mas garantiu que tanto a Organização Social que administra a unidade como o setor de engenharia da Semsa acompanham e fiscalizam o andamento da execução do serviço para que a empresa licitada conclua o trabalho o quanto antes.

“Foi muito importante essa visita e solicitamos celeridade na obra que está acontecendo. É um sacrifício no momento, mas depois que toda a estrutura estiver pronta, estará mais adequada para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes”, disse Marcela.

A visita técnica fez parte das primeiras medidas da nova gestora que iniciou os trabalhos no comando da pasta na última segunda-feira (4). Durante a ocasião, ela ressaltou que vem realizando uma série de visitas aos setores para fazer o reconhecimento de toda a estrutura e ter um diagnóstico das atuais condições.

“Meu primeiro passo foi visitar os setores e conhecer toda sua estrutura. Apesar de ser funcionária pública há mais de 20 anos, é preciso ver de perto como está a situação atual da secretaria, as questões operacionais, programas ampliados, recursos existentes para se ter o conhecimento interno e saber os detalhes de como tudo está funcionando.”

Marcela destacou ainda que a Semsa é uma das secretarias mais complexas do município com diversos setores e tem a responsabilidade não só com Santarém, mas também regional por gerir uma estrutura que também recebe pacientes de municípios vizinhos.

“Temos uma metodologia de trabalho e não sou uma gestora de ficar no gabinete. Há momentos que temos que discutir com a equipe e fazer o planejamento no gabinete, mas há também momentos em que é preciso estar in loco e escutar a população”, concluiu a Secretária.

Reforma e Revitalização do HMS

A estrutura do HMS já recebeu consideráveis melhorias ao longo da gestão do prefeito Nélio Aguiar. O centro cirúrgico foi ampliado, passando de três para cinco salas totalmente equipadas; todos os equipamentos da UTI foram substituídos; Obstetrícia e tomografia foram melhoradas; foi implantado o serviço de raio-x digital e um novo laboratório com equipamentos importados de alta tecnologia digital; uma nova lavanderia com equipamentos modernos foi entregue; houve a implantação do serviço de tomografia computadorizada; construção da sala do tomógrafo; ampliação e modernização da cozinha e recepção; enfermaria masculina e feminina do Pronto Socorro Municipal foram reformadas.

O Pronto Socorro recebe ainda uma extensa reforma que iniciou em março de 2020. O projeto está orçado em aproximadamente R$ 840,00 mil, tendo a IGF CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS como empresa licitada.

RG 15 / O Impacto com informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *