Artigo – Enfim, a verdade? Todos os arquivos da CIA sobre OVNIs disponíveis para download

Por Oswaldo Bezerra

Milhares de arquivos da CIA, sobre objetos voadores não identificados, estão agora disponíveis publicamente para download. A agência afirma que o tesouro de documentos contém todas as informações sobre o fenômeno inexplicável.

Os documentos foram publicados no site The Black Vault. É um site administrado pelo ativista pela liberdade de informação John Greenewald Jr.

O arquivo para download é o resultado do Greenewald e suas 10.000 solicitações de liberdade de informação ao longo dos anos. Foram digitalizadas milhares de páginas manualmente. Mais de 2,2 milhões de páginas estão disponíveis no site.

Alguns dos relatórios datam de várias décadas e a CIA afirma que os documentos representam tudo o que eles têm em arquivo sobre Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAP), que é o que o governo dos EUA chama de UFOs. No entanto, The Black Vault diz que não há como verificar a alegação da CIA.

O cache de arquivos foi disponibilizado conforme contagem regressiva sobre o lançamento de um relatório oficial de OVNIs pelo governo dos EUA, graças a uma lei contida no projeto de lei de ônibus Covid-19. Este fato foi explicado em um artigo aqui no Jornal O Impacto.

O Black Vault afirmou que a CIA havia criado um CD-ROM contendo registros lançados anteriormente, assim como aqueles que o Site estava tentando abrir. Para garantir que tinha um registro de documentos o mais completo possível, o The Black Vault adquiriu este CD-ROM no ano passado.

A coletânea de documentos contém muitos arquivos fascinantes sobre contatos inexplicáveis, incluindo um relato cativante de uma misteriosa “explosão de maravilha” em uma pequena cidade russa.

Outro arquivo intrigante, que veio à luz, refere-se a um Subdiretor Adjunto de Ciência e Tecnologia da CIA que “demonstrou interesse” em um objeto redigido “que foi levado para seu escritório”.

“Ele decidiu que iria investigar pessoalmente e, depois, deu conselhos sobre como seguir em frente. Esse conselho é confidencial”, tweetou a conta do Black Vault no Twitter.

Greenewald comentou que a CIA está longe de ser útil em sua busca para tornar os documentos disponíveis ao público. “A CIA dificultou o máximo a obtenção dos seus registros de maneira razoável”, explicou ele.

“Eles oferecem um formato que está muito desatualizado (várias páginas .tif) e oferecem saídas de arquivos de texto, em grande parte inutilizáveis, que eu acho que eles pretendem que as pessoas usem como uma ferramenta de ‘pesquisa’. Na minha opinião, esse formato desatualizado torna muito difícil para as pessoas verem os documentos e usá-los para qualquer finalidade de pesquisa”, acrescentou Greenewald.

RG 15 / O Impacto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *