No 1º dia de funcionamento, USD Ecila Nobre registrou 89 consultas médicas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), implantou na manhã de segunda-feira (25) mais uma Unidade de Saúde Descentralizada (USD) para tratamento de pessoas com síndromes gripais. A Unidade implantada na Escola Ecila Nobre, no Bairro Conquista, zona oeste de Santarém, atenderá no horário de 08h às 17h, de segunda a domingo. Em seu primeiro dia de funcionamento, a USD registrou 89 consultas médicas, 86 notificações, 1.942 medicamentos distribuídos e 1 transferência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 h).

“Começamos os atendimentos de pacientes nesta área da cidade. Pacientes com sintomas gripais, mesmo que estes sintomas sejam leves, a gente já consegue orientar e possibilitar uma consulta médica. Do consultório, este paciente já é encaminhado para a notificação e recebe a medicação adequada, conforme a prescrição médica”, ressalta Paulo Roberto Castro, enfermeiro da USD.

A USD contará com triagem, consultas médicas, notificação e dispensação de medicamentos. O trabalho é feito pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibiliza uma equipe de multiprofissionais para detecção de possíveis casos da covid-19.

A Unidade de Saúde Descentralizada que foi instalada nas dependências do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire, no Bairro Jardim Santarém, permanecerá em funcionamento. Com as duas unidades descentralizadas, a prefeitura pretende fortalecer o enfrentamento ao novo coronavírus.

“Nossos índices epidemiológicos apontavam a necessidade de descentralizar ainda mais os atendimentos e esta área da cidade, a zona oeste, precisava receber esta unidade. Acreditamos que as duas unidades descentralizadas vão ser muito importantes para intensificar o combate a covid-19 em nosso município disponibilizando uma melhor assistência para a população”, conclui Marcela Tolentino, Secretária Municipal de Saúde.

RG 15 / O Impacto com Informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *